Início Cidade

Ambulatório de Atenção à Saúde da Mulher realiza evento para marcar Dia Internacional da Mulher

Evento gratuito, na próxima segunda (9), terá orientações sobre exames preventivos do câncer de mama e colo de útero, entre outros temas

317

O Ambulatório de Atenção à Saúde da Mulher, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, realizará na próxima segunda-feira (9) o Dia da Saúde da Mulher, voltado à população em geral, com atendimento gratuito, a partir das 9 horas.

O evento faz parte da agenda de março intitulada “(Re)existências: O nosso direito de existir resistindo”alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Será um dia de conscientização, ocasião em que equipes do Ambulatório, juntamente com alunos do curso de Medicina e da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher (LASAM) da Uniara, receberão as mulheres para oferecer orientações sobre autoexame de mama, sobre a importância da realização regular da mamografia e do exame papanicolau, principal estratégia para detectar lesões pré-malignas e fazer o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.

Equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento DST/Aids também participarão, realizando teste rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis, visando a detecção precoce e prevenção. Estarão presentes ainda integrantes da Ong Esperança e sa Ong Chá de Lenços.

De acordo com estatísticas recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020/2022, estima-se que sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. No caso de câncer de colo de útero, a estimativa aponta 16.590 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil no mesmo triênio, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres.

O Ambulatório de Atenção a Saúde Integral da Mulher registra 340 atendimentos semanais e é constituído por uma equipe multiprofissional que visa o diagnóstico e tratamento humanizado as pacientes do município e de cidades da região. Conta com uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos com especialidade de mastologia, radiologia, oncologista pélvico, colonoscopia, além de uma equipe de enfermagem, assistente social, psicóloga e fisioterapeuta. Na mesma unidade funciona também o Ambulatório de Cirurgias Benignas, com uma equipe médica que atende os casos de prolapso uterino, endométrio e miomas.

Das pacientes com câncer em atendimento no Ambulatório de Atenção a Saúde Integral da Mulher, atualmente, são 1005 mulheres em tratamento de CA de Mama, 106 em CA de Endométrio; 43, CA de Vulva e Vagina; 58, CA de Ovário e 196 em tratamento de CA de Útero.

O evento do próxima dia 9 de março ainda contará com a Banda Sinfônica da Polícia Militar, com apresentação marcada para 10 horas. O Ambulatório de Atenção à Saúde da Mulher está localizado na Avenida Osório, 184, no Centro de Araraquara.