Araraquara apresenta um novo caso de coronavírus por hora. Agora são 344 casos.

A secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, usou novamente as redes sociais nesta primeira hora da manhã desta sexta-feira para anunciar que de 78 amostras, pelo menos 27% deram positivas

433

A circulação de pessoas nesta sexta-feira (5) e sábado (6) preocupam sensivelmente as autoridades da Saúde Pública em Araraquara. São dias em que as pessoas preocupadas com o pagamento tendem a sair de casa para saques em bancos, quitação de dívidas e compras em supermercados.

A informação desta manhã, dada pela secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, sobre 21 novos casos para coronavírus ampliou a preocupação em torno da propagação do vírus pois são mais de 80 casos em três dias, com tendência de proliferar para outras 200 pessoas se a previsão dos especialistas se confirmar: cada infectado transmite a doença para outras três pessoas. Isso também depende do ambiente em que o infectado participa, podendo ser então, mais ou menos doentes.

Eliana Honain comentou nesta manhã que logo após o almoço o Grupo de Contingência distribuirá à imprensa nota explicativa sobre a situação de momento. Criou-se nova expectativa sobre as mudanças que o município deverá adotar com a flexibilização, após análise dos primeiros cinco dias da retomada do comércio; se os números se mantiverem neste patamar e atuando em fase crescente é certo que, para resguardar a saúde da comunidade, o município poderá retornar a aplicação da quarentena com regras ainda mais restritivas.

Boletim

Araraquara registrou mais 21 casos de Coronavírus nesta sexta-feira, dia 5 de junho. Portanto, hoje são 344 casos confirmados na cidade. Aguardam resultado de exames 84 amostras. Do total, 96 pessoas permanecem em quarentena e 243 já saíram.

Hoje, 27 pacientes estão internados. Destes, 24 estão em enfermaria – 9 suspeitos e 15 casos confirmados. E 3 estão internados em UTI – 1 suspeito e 2 confirmados. Do total de 27 internados, 25 são moradores de Araraquara e 2 são de outro município e foram transferidos para hospital da cidade.

Foram notificados, até o momento, 5 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus na cidade e 1 caso suspeito, da idosa de 77 anos, que aguarda resultado de exame.

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Araraquara possui, até o momento, 90 bairros com casos notificados.  Além disso, também constam na Secretaria da Saúde de Araraquara casos confirmados de moradores de Américo Brasiliense, Matão, Ribeirão Bonito e Santa Lúcia que trabalham e circulam diariamente em Araraquara.

Todas as estatísticas a respeito dos bairros e informações sobre os casos podem ser consultadas em link disponibilizado pela Prefeitura.

(https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.