Início Cidade

Araraquara registra aumento de áreas verdes

Em dez anos, o estado de São Paulo aumentou em 4,9% a cobertura de áreas de vegetação nativa

41

O novo Inventário Florestal divulgado na semana passada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) aponta que o Estado de São Paulo possui 5.670.532 hectares de vegetação nativa em vários estágios de recomposição.

A área equivale a 22,9% do território paulista. A elaboração do estudo contou com participação de uma empresa especializada que atuou sob responsabilidade científica do Instituto Florestal (IF).

O relatório da SOS Mata Atlântica, lançado em junho deste ano, já apontava que em 2019 houve desmatamento zero na Mata Atlântica em São Paulo. Agora, com os dados globais sobre a vegetação nativa pode-se afirmar que, ao longo da última década, os paulistas têm conseguido aumentar, o volume de áreas naturais.

No último mapeamento realizado em 2010 foi registrado 17,5% do estado com vegetação nativa. O levantamento atual utilizou satélites mais modernos com alta resolução espacial, que conseguem aferir detalhes da superfície terrestre.

Os dados podem ser verificados também individualmente por município, para se ter uma ideia Araraquara conta hoje com 13.318 hectares de vegetação nativa, no levantamento de 2010 foram detectados 8.513 hectares, dessa forma observou-se um acréscimo de quase 5 mil hectares de vegetação nativa, somente esse acréscimo registrado na última década correspondem a 6.730 campos de futebol