Home Cidade

Araraquara regride para a Fase Vermelha do Plano SP

A regressão se deve a alta nos números de contaminação e internações decorrentes da covid-19

1623

O governo de São Paulo anunciou hoje que dez das 17 regiões do estado avançaram de fase na nova reclassificação do Plano São Paulo, que coordena a flexibilização de medidas restritivas de controle da pandemia de covid-19.

Araraquara regrediu e foi da laranja para a vermelha, mais restritiva do plano SP. A fase tem validade a partir desta segunda-feira (8), até a próxima sexta-feira (12).

VÃO PARA A FASE VERMELHA

DRS III – Araraquara: Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Dourado, Gavião Peixoto, Ibaté, Matão, Motuca, Nova Europa, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Lúcia, São Carlos e Trabiju.

Na fase vermelha, somente serviços essenciais, como padarias, mercados e farmácias podem operar.

SERVIÇOS ESSENCIAIS QUE PODEM FUNCIONAR NA FASE VERMELHA

  • Farmácias
  • Mercados
  • Padarias
  • Açougues
  • Postos de combustíveis
  • Lavanderias
  • Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô
  • Transportadoras, oficinas de veículos
  • Atividades religiosas
  • Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria.
  • Bancos
  • Pet shops

PREFEITURA

O Prefeito Edinho Silva, disse em suas redes sociais, logo após a atualização do Plano, que a situação é de extrema gravidade, e que está preparando o decreto de acordo com o Governo do Estado de São Paulo. “Se nós vamos vencer este momento difícil, vai depender de cada um de nós. Vamos coibir todas as formas da reprodução do vírus. Se cada um fizer a sua parte a cidade sai da fase vermelha”, ressaltou.

Disse também que vai ampliar leitos no PS do Melhado já que o Hospital de Campanha está em seu limite.

FALTA DE LEITOS

O governador afirmou que o Ministério da Saúde, desabilitou 3.258 leitos exclusivos para a covid-19 no Estado de São Paulo. Dória afirmou também que esta quebra de pacto é devido a viés político. “Esta atitude errada e condenável, caso se mantenha nós vamos ao STF, pois é um absurdo virar as costas para quem precisa, é realmente uma atitude condenável”, ressaltou Dória.

BOLETIM DO MUNICÍPIO NESTA SEXTA 

Araraquara registrou nesta sexta-feira, dia 5 de fevereiro, mais 100 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 43% de 230 amostras analisadas.
Portanto, agora são 10.894 casos em Araraquara. Do total de confirmados, 482 permanecem em quarentena e 10.285 já saíram. Aguardam resultado de exames 200 amostras.

Hoje, 149 pacientes estão internados. Destes, 105 estão em enfermaria – 7 suspeitos e 98 confirmados. E 44 estão na UTI – 1 suspeito e 43 confirmados. Do total de 149 internados, 104 são moradores de Araraquara e 35 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 100% de leitos de enfermaria (novos leitos de enfermaria foram abertos em caráter de urgência) e 79% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 21 pacientes internados com Covid-19 e o Hospital de Campanha tem 39 pacientes.