Home Cidade

Araraquara tem 232 casos de dengue nos primeiros cinco meses do ano

Vigilância em Saúde intensifica ações e combate ao mosquito Aedes aegypti

105
Os principais criadouros com larvas foram encontrados em prato de vasos de flores, ralos externos e materiais recicláveis exposto em quintais, com retenção de água das chuvas

Com 232 casos confirmados de dengue até a primeira semana de junho, as equipes da Vigilância em Saúde, com agentes de controle de endemias, intensificaram as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Na segunda-feira (7), eles atuaram em vários bairros de Araraquara, realizando vistorias, nebulização e bloqueios aos criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Na Vila Harmonia, os serviços iniciados na semana passada tiveram sequência, com foco na redução da alta infestação de fêmeas do Aedes apontadas pelas armadilhas instaladas no bairro. O trabalho se concentra na região da Rua Napoleão Selmi Dei e Avenida Casemiro Perez.

Na Vila Ferroviária, além de vistorias e bloqueios, as equipes retiraram materiais inservíveis de residências e terrenos no entorno da agência do INSS e da igreja Nossa Senhora das Graças.

Já na região central, nas proximidades do Clube Araraquarense, a limpeza e a retirada de materiais inservíveis antecederam a nebulização – aplicação de inseticida.

Ainda nesta segunda, agentes de controle de endemias fiscalizaram pontos de reciclagem, acumuladores de diversos materiais e comércio de ferro-velho nos bairros Valle Verde, Vila Santana, Centro e na Zona Sul.

De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde, Rodrigo Ramos, as ações estão direcionadas aos pontos em que houve confirmação de pessoas contaminadas pelo Aedes.

“O importante neste momento é evitar a contaminação pelo mosquito da dengue e estamos atuando em áreas com casos confirmados de infecção, por meio de relatórios da Vigilância Epidemiológica”, ressalta Ramos.