Início Cidade

Araraquara tem em 24 horas um recorde – 48 novos casos de coronavírus.

Divulgação de dados foi antecipada diante do crescente número de casos que provavelmente está atrelado a coleta feita em moradores do condomínio de estudantes na região do Morumbi.

64
Aumenta a tensão entre os profissionais da Saúde em Araraquara

Os 48 novos casos de coronavírus anunciados na noite desta segunda-feira (15) em Araraquara, trouxeram acentuada preocupação às autoridades da Saúde Pública pois agora o município possui oficialmente 609 pessoas infectadas durante o período de pandemia. A tensão é tanta que, também pela primeira vez, o Grupo de Contingência criado pela Prefeitura Municipal, antecipa a divulgação do relatório que via de regra é feito no período da manhã (seria nesta terça).

Outra coincidência é o fato de se transferir para hoje a publicação de um novo decreto que estabelecia um novo plano de regressão na flexibilização; nesta terça-feira o comércio envolvendo atividades não essenciais funcionaria por apenas quatro horas. Até então, seu funcionamento se dava por 6 horas, mas diante do aumento dos casos e índice baixo de isolamento social, a flexibilização voltou e por algum tempo vai funcionar por quatro horas, a partir desta quarta-feira.

A confirmação dos novos 48 casos tendo como base 101 amostras enviadas aos laboratórios conveniados no domingo, um deles da Unesp, também coincide com a coleta de material feita no sábado cedo pelos profissionais de saúde no pequeno condomínio de estudantes da universidade em questão na região do Jardim Morumbi.

O fato contudo ainda não foi confirmado pela secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, o que poderá ocorrer ainda nesta manhã de terça-feira. Quanto à publicação do decreto estabelecendo o novo horário de funcionamento do comércio, reduzindo a jornada para quatro horas, está garantida, mas não se descarta a possibilidade de reestudo durante o dia, tendo em vista o crescente número de infectados pela doença.