Realizado nesta terça-feira (12) no município de Botucatu o IX Encontro de Conselhos municipais sobre drogas do Estado de São Paulo, evento que contou com centenas de participantes de quarenta municípios. Araraquara marcou presença com os novos membros da mesa diretora do Conselho sobre drogas. O presidente Matheus Caracho, seu vice Ari e do secretário Claudemir, contou também com participação do conselheiro sobre drogas Marcio Servino que é professor, especialista em dependência química, Conselheiro Tutelar e membro do COMAD local desde 2006.
A convite do Conselho Estadual sobre drogas CONED, Servino foi um dos palestrantes que usou do tema “A Importância dos Conselhos sobre Drogas”, tendo abordado aspectos específicos, quanto ao papel do conselho e função do conselheiro, citando ações exitosas realizadas pelo conselho de Araraquara as parcerias assim como as dificuldades.
Após sua explanação, o Araraquarense fez duas propostas aos participantes do evento e representantes dos conselhos participantes.
A primeira proposta tratada elaboração de uma Moção de Criação de um Fundo Estadual sobre Drogas ao governador do estado, João Doria.
O fundo estadual será um instrumento para que possamos, de forma hibrida, apoiar os Conselhos municipais e instituições público-privadas, para o aprimoramento e desenvolvimento do fomento às políticas públicas, à criação de programas e projetos nas áreas de prevenção, cuidado e redução de oferta. Os conselhos municipais há muito tempo têm sido em muitas localidades o braço articulador e mediador do Estado e de suas políticas setoriais, e em conjunto com a sociedade civil, tem desenvolvido a participação cidadã ativa. Desta forma o apoio financeiro é de extrema importância, pois permite aos Conselhos Municipais desenvolverem autonomia para realizarem suas ações e projetos visando a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos e cidadãs e o desenvolvimento democrático de nossa sociedade.
A segunda proposta de Servino foi da criação de Câmaras Técnicas regionais, composta por conselhos municipais sobre drogas, subdividido por regiões, para que possam periodicamente realizar reuniões e até mesmo encontros regionais menores para debatermos e articularmos ações conjuntas regionais para aprimoramento da política sobre drogas no interior do estado de São Paulo. Ambas as proposta foram apoiadas e aprovadas por aclamação pelos conselhos presentes e assinada por todos os presentes e entregue em mãos para Dr. Marcelo Ribeiro presidente do Conselho Estadual.