A árvore de Natal que enfeita o Paço Municipal, confeccionada pelo projeto EcoMagia, será inaugurada nesta sexta-feira, 06 de dezembro, às 19 horas, quando o comércio passa a atender até à noite. Atração no centro da cidade, a árvore chama atenção por sua beleza e é cenário para as selfies mais incríveis da área.
Este é o segundo ano da árvore confeccionada por meio de materiais reciclados e com o trabalho de uma associação de artesãs junto a mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa, proposta pela vereadora Juliana Damus, foi viabilizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (Coordenadoria do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária) e a Secretaria de Cultura e Fundart. Na atividade de lançamento, a população poderá contar ainda com uma Feira de Artesanato, bem como o show musical com o grupo Forró da Morada.
São aproximadamente 10 mil garrafas PET utilizadas na estrutura da árvore, tendo sido o material adquirido através da Cooperativa Acácia. A árvore chega a 2019 “revigorada” e com uma nova iluminação. Além disso, o projeto se estende e chega às fachadas da Câmara Municipal e da Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, formando um corredor natalino na Rua 3.
Papai Noel, anjo, boneco de neve, casinha, bolas, velas e presentes – tudo confeccionado com PET e muita criatividade marcam presença no Natal da cidade. A decoração certamente chamará atenção dos transeuntes no Centro, já que a partir desta sexta o comércio passa a atender até às 22 horas. De 06 até 23 de dezembro o comércio da região central ficará aberto de segunda a sexta até às 22 horas (no dia 21, sábado, as lojas funcionam até as 20h, e no dia 22, domingo, o comércio abre das 10h às 16h; no dia 24, as lojas funcionam das 9h às 18h, reabrindo no dia 26, às 13h).
Neste ano, a organização da economia solidária foi muito importante, pois quem desenvolveu o projeto foi a Associação Mãos que Criam – uma associação que reúne artesãs e que tem mais de 12 anos de história na cidade, sendo um dos empreendimentos mais antigos de economia solidária de Araraquara.
Com elas, trabalharam 12 beneficiárias do Programa Frentes de Trabalho (programa do Governo do Estado), a maioria delas mulheres do Valle Verde, indicadas pelo CRAS do bairro, que está inserido no programa Territórios em Rede. O projeto uniu reciclagem e geração de renda para a decoração do Natal da cidade, reverberando o espírito da solidariedade, da criatividade e do consumo consciente.
Vale lembrar que, o ano passado, a tradicional árvore de Natal (que enfeita o Paço Municipal desde 2014) foi totalmente remodelada por meio do projeto EcoMagia e passou a ganhar enfeites confeccionados com material reciclado por meio do trabalho de mulheres em situação de vulnerabilidade inseridas no programa Territórios em Rede. Em 2018 a árvore foi produzida por 20 mulheres atendidas pelos CRAS do Valle Verde e do Parque São Paulo, que utilizaram 12 mil garrafas PET também adquiridas via Cooperativa Acácia. Na ocasião, a artista plástica convidada Maza de Almeida, trabalhou com mulheres que estavam desempregadas, focando na autoestima de todas elas.
“O Projeto Ecomagia é uma importante iniciativa de economia solidária, criativa e de sustentabilidade que vem fazendo a diferença na vida de muitas mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade e encontram no trabalho criativo uma possibilidade de sustento. Além disso, o projeto começa a criar uma cultura de enfeitar a cidades de forma sustentável e solidária”, comentou Camila Capacle, coordenadora Executiva de Trabalho e Economia Criativa e Solidária da Prefeitura de Araraquara.
SERVIÇO:
Inauguração da Árvore de Natal do Paço Municipal – projeto EcoMagia
Local: Paço Municipal (praça em frente à prefeitura – Rua São Bento, 840 – Centro
Data: sexta-feira (06 de dezembro)
Horário: 19 horas
*** Feira de Artesanato e atração musical com Grupo Forró da Morada
Grátis