Home Cidade

Casa Cairbar: 50 anos de respeito e amor ao próximo

539
CAIRBAR 2

Instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que atua na área da saúde mental para o tratamento de indivíduos portadores de transtorno mental, o Hospital Psiquiátrico Espírita Cairbar Schutel (Casa Cairbar) visa a reinserção social através da reabilitação psicossocial, tendo como estratégias de atuação o trabalho e renda, formação profissional e a inclusão social para promoção da qualidade de vida.

Em 2017, esse trabalho recheado de amor e fraternidade completa 50 anos de atividades em Araraquara. E entre as grandes conquistas alcançadas nos últimos anos estão as oficinas de trabalho na Casa, também conhecidas de laborterapia.

Quem nos explica essa realidade é Osvalte Nogueira, diretor-presidente da Casa Cairbar Schutel. Segundo ele, essas oficinas terapêuticas funcionam em duas modalidades: produtiva e expressiva. Ambas acolhem, atualmente, 75 pacientes.

“A primeira delas reúne a produção dos itens encaminhados pelas empresas parceiras, sendo esta oficina composta por pacientes com maior autonomia, assiduidade e alta produtividade; a outra reúne atividades direcionadas aos pacientes com maior limitação cognitiva e psicomotora”, revela.

Osvalte completa: “A terceirização solidária compreende a geração de renda para nossos assistidos portadores de transtornos mentais. Para a empresa, redução de custos produtivos, do tempo, além de aumentar sua participação social”.

CairbarNelsinho Fernandes e Osvalte Nogueira em nome da Casa, uma homenagem no ano passado na Câmara

Vale lembrar que ações do tipo auxiliam as empresas a cumprirem a Lei de Cotas para Pessoas Deficientes. O Ministério do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho fiscalizam isso de perto. A lei exige que toda instituição de grande porte – com cem ou mais empregados – deverá preencher de 2% a 5% por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência habilitadas.

CAMINHO

Porém, a ajuda não limita-se apenas ao jurídico: pessoas físicas também podem colaborar. O caminho está exposto no site da Casa (http://www.casacairbar.org.br). A Lupo, Mac Lub e a Big Dutchman são alguns dos parceiros atuais do Cairbar Shutel.

Fora essa realidade, a Casa também conta desde 2013 com outras duas assistências: moradia fixa para 11 pessoas – entre homens e mulheres, internação com 15 leitos femininos e 25 masculinos, além das residências terapêuticas, que podem abrigar 11 pacientes para períodos de tratamento. Parabéns aos diretores e colaboradores da Casa.