Início Cidade

Com café da manhã Apae comemorou 57 anos nesta sexta-feira

Ao longo do tempo entidade prestou inestimáveis serviços à comunidade, tornando-se verdadeiro modelo no interior

33
Evento realizado nesta sexta-feira na sede da Apae na Vila Xavier

Nesta sexta-feira (28), diretores da Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araraquara se reuniram com funcionários, além de alguns convidados para comemorar o aniversário de 57 anos da instituição. O encontro respeitou todas as normas de segurança e prevenção ao coronavírus, com distanciamento nas cadeiras e uso de máscaras. A reunião contou também com a apresentação do vídeo institucional em homenagem ao aniversário da cidade. Do ato participou o prefeito Edinho Silva.

A Apae de Araraquara foi fundada no dia 28 de agosto de 1963, em uma assembleia geral realizada no salão nobre da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara. É uma entidade filantrópica sem fins lucrativos e foi implantada na cidade nove anos após a fundação da primeira Apae no Brasil, no Rio de Janeiro. Seu propósito é atuar na promoção e defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Atende a crescente demanda de pessoas com autismo e também pessoas com deficiência intelectual e múltipla que necessitam de apoio nas áreas de saúde, autocuidado, funcionalidade no ambiente doméstico, motora, comunicação, ocupacional, autodefesa, cognitiva, familiar, social e lazer, em busca da máxima autonomia ou cooperação e da participação efetiva em seu ambiente doméstico e na comunidade.

Presidida por Sérgio José, a instituição atende cerca de 380 famílias da cidade e possui sede própria, localizada na Avenida Cientista Frederico de Marco, na Vila Xavier, funcionando desde 1975. A Apae Araraquara ocupa uma área de 12 mil metros quadrados, doada pelo Município (10 mil metros quadrados foram doados em 1975 e os outros 2 mil metros quadrados foram doados em 2009). São vários os eventos beneficentes tradicionais realizados durante o ano pela Apae: Chá das Mães e Voluntárias (maio), Arraiá da Bondade (junho – realizado este ano em esquema de drive-thru), Comemorações do Aniversário da Apae (28 de agosto) e Feira da Bondade (novembro).