Início Cidade

Com idosos sendo imunizados para covid, vacinação contra a gripe começa com as crianças

População acima de 60 anos estará contemplada na segunda etapa, a partir de 11 de maio

99
Campanha vai até o dia 9 de julho

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a gripe, a Influenza, terá início nesta segunda-feira (12). Os primeiros a receberem a vacina serão as crianças acima dos 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde e povos indígenas.

A vacinação contra a gripe começa, em geral, pelos idosos. Mas, neste ano, por conta da pandemia e para evitar conflito com a imunização contra a Covid-19, a população acima de 60 anos estará contemplada na segunda etapa, a partir de 11 de maio.

Estão previstas mais duas etapas, com início em maio e junho, para os demais grupos prioritários. A campanha vai até o dia 9 de julho.

É importante que as pessoas realizarem as duas vacinas – Covid-19 e gripe -, pois ambas são fundamentais e ajudam a evitar complicações respiratórias.

No entanto, autoridades da área da Saúde alertam que, como não existem estudos sobre a administração conjunta dos dois imunizantes, a recomendação é para que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário das duas campanhas tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a da gripe, após um intervalo mínimo de 14 dias.

A vacina contra a gripe em Araraquara será aplicada em todas as unidades de saúde, das 8 às 16 horas, com exceção daquelas que estão vacinando contra a Covid-19, que são as unidades do Jardim Iedda, da Vila Xavier, UPA do Valle Verde e a unidade de saúde do Sesa.

Estas quatro unidades continuarão com aplicação de vacina contra a Covid-19, nos horários que já vem sendo cumpridos.

COVID

Reforçando que a vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da educação com 47 anos ou mais continua amanhã, no drive thru do Cear. Para receber a vacina, é obrigatório apresentar o comprovante de cadastramento feito na plataforma VacinaJá Educação, disponível no site do Governo do Estado de São Paulo.

A imunização dos profissionais da educação teve início no sábado; 1.200 doses foram aplicadas no primeiro dia.

Continua também a vacinação dos maiores de 68 anos e aplicação de segunda dose em idosos nos pontos instalados na unidade de saúde do Sesa e nas unidades do Jardim Iedda, da Vila Xavier e no estacionamento da UPA do Valle Verde, das 8h às 15h. Também no drive-thru do Sesc, das 8h às 16h, e no drive-thru do CEAR, das 9h às 15h. É preciso apresentar RG e CPF, além de comprovante de endereço atualizado.

É importante que todos os idosos que já tomaram a primeira dose fiquem atentos à data da aplicação da segunda dose que está indicada no cartão de vacinação.

Araraquara já aplicou 47.022 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 34.200 da primeira dose e 12.822 da segunda dose.