
A Comissão de Proteção e Defesa Animal – OAB Araraquara, protocolou ofício na Câmara Municipal de Araraquara, nesta quarta-feira (16), contra o vereador Edson Hel (PPS).
Segundo o documento o vereador teria participado no dia 12 de outubro da XVI Cavalgada da Fé, onde vários animais estariam sendo utilizados como veículo de tração, o que é proibido pela lei municipal 877/16, aprovada pela própria Câmara.
Ainda segundo o documento, “o nobre edil esteve presente no evento, fazendo inclusive registro em sua rede social, o que causou espanto à comissão, visto que o papel do vereador é elaborar leis, mas também zelar pela sua efetividade e fiscalização. Dessa forma, não é razoável que um representante da Casa de Leis compactue com eventos que promovam declaradamente infrações à legislação vigente no município”
A CPDA Araraquara requer que a Câmara Municipal apure eventual infração disciplinar por parte do vereador.

A Presidente da CPDA OAB Araraquara, Carolina de Mattos Galvão diz que a comissão deseja o compromisso dos legisladores do município com a legislação vigente. “Araraquara é uma cidade à frente na proteção animal e seus representantes devem ser exemplos”.
O QUE DIZ HEL
O vereador conversou com o Portal RCIA e disse que ainda não chegou à suas mãos nada oficial e, portanto não sabia o que CPDA pretende com este ofício. Ressaltou que não faz parte da comissão organizadora do evento e que foi convidado assim como outros vereadores.
Vale ressaltar que a Cavalgada teve também o acompanhamento de agentes de trânsito da Prefeitura Municipal de Araraquara.