Início Cidade

Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial começa nesta sexta

Em sua quinta edição, encontro realizado de forma online será encerrado no sábado

24
Nesta sexta-feira e no sábado, dias 28 e 29 de janeiro, Araraquara realizará a quinta edição da Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos e da Participação Popular da Prefeitura de Araraquara, através da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais e do Conselho Municipal de Combate à Discriminação ao Racismo.
A Conferência Regional envolve a região central do estado que compreendem as cidades de Araraquara, Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Descalvado, Dobrada, Dourado, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibaté, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Ernestina, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos, Tabatinga, Taquaritinga e Trabiju.
Anterior a essas datas, nos dias 20 e 24 de janeiro, foram realizadas as pré-conferências em âmbito municipal, com foco na atualização do Plano Municipal de Políticas Públicas para o Combate à Discriminação e ao Racismo. O tema central foi “O enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa”.
O evento ocorrerá de forma online, na sexta às 19h e no sábado das 8h às 17h, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Araraquara. As propostas apresentadas pelas pré-conferências municipais e pela regional serão conduzidas para o Estado de São Paulo, que realizará a Conferência Estadual nos dias 19 e 20 de fevereiro de forma híbrida. Vale ressaltar que a Conferência Nacional ocorrerá de 2 a 6 de maio em Brasília também no formato híbrido.
A coordenadora de Políticas Étnico-Raciais de Araraquara, Alessandra Laurindo, destacou a importância da escuta que a conferência proporciona, a troca de experiências com as cidades da região, bem como a aproximação entre poder público e sociedade civil com o propósito de construir novas políticas e aprimorar as já existentes. “É uma oportunidade enriquecedora de agregar as contribuições e traçarmos as diretrizes necessárias no avanço da luta por uma cidade mais equânime”, apontou.
A presidente do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (COMCEDIR), Mãe Sílvia de Xango, falou sobre a relevância do encontro. “A Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial é muito importante para a construção de uma sociedade justa e igualitária, onde o combate à discriminação racial seja pautado por ações e políticas públicas intensivas, onde toda a sociedade se una na construção de um Brasil justo, e onde o valor de uma pessoa não seja julgado pela cor de sua pele”, destacou  ela, que também é representante da cadeira das religiões de matrizes africana no conselho e representante da Renafro/SP, Rede Nacional das Religiões de Matrizes Africana e Saúde no município de Araraquara.
PROGRAMAÇÃO DA V CONFERÊNCIA REGIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
 
28 DE JANEIRO – ABERTURA DA CONFERÊNCIA
19h00 – Ato Político Institucional (mesa com autoridades) 
19h30 – Palestra Magna com o Professor Dr. Juarez Xavier
29 DE JANEIRO – CONFERÊNCIA REGIONAL
08h00 Credenciamento dos inscritos 
09h00: Atividade Artística & Cultural 
09h15: Organização da Mesa da Conferência com a Presidência, Secretariado e Relatoria
09h20: Leitura dos Regimentos Regional e Estadual, com os devidos destaques;
10h00: Divisão em 4 Grupos, para as salas dos Eixos, com a eleição dentre os seus membros de uma mesa com Coordenadoria, Secretariado e Relatoria
10h30: Encerramento do credenciamento
12h30: Almoço
13h30: Fazer a recepção das propostas, devidamente votadas e com documento final para apresentação no Plenário. 
14h00: Desenvolvimento do Plenário com apresentação dos relatórios e votação das propostas. 
16h30: Eleição dos delegados a Conferência Estadual
17h00: Encerramento