Início Cidade

Prefeitura usa carreta que estaria fora dos padrões do Contran

Uma carreta puxada por um veículo que ostenta o brasão da Prefeitura de Araraquara estaria sendo usada de forma irregular nas vias públicas ignorando padrões técnicos do Contran.

112
Luz apagada e dimensões da carreta fora de padrão, diz denunciante

O RCIA recebeu nesta quinta-feira (27) suposta denúncia de que uma carreta acoplada a um carro com logomarca da Prefeitura de Araraquara, circula por toda a cidade carregando equipamentos para limpeza de locais públicos.

Para o denunciante a “geringonça”, apelido atribuído por ele mesmo a carreta, parece exceder em muito as medidas autorizadas pela legislação de trânsito em nosso país, principalmente sua largura que toma quase que totalmente a faixa por onde transita.

De fato, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que a carreta deve ter 1,15 metro de largura e 2,15 metros de comprimento, e que a motocicleta tem de possuir 120 centímetros, engate de até 3.500 quilos e Capacidade Máxima de Tração (CMT) em conformidade com o peso do reboque/semirreboque e da carga. No caso ele está usando um carro

Outro apontamento feito é de que o equipamento deve possuir praticamente os mesmos itens da carretinha usada nos carros: para-choque traseiro, lanternas de posição traseira e de freios (ambas de cor vermelha), protetores das rodas traseiras, freio de serviço, iluminação da placa traseira, lanternas indicativas de direção traseira (de cor âmbar ou vermelha), pneus que ofereçam condições de segurança e elementos retrorrefletivos aplicados nas laterais e traseira.

De fato a largura da “geringonça” parece estar fora do padrão

Nota da Redação: Levando-se em conta que há irregularidades no meio de transporte utilizado pelo município, seriam essas indicações plausíveis de análises técnicas para que a Prefeitura Municipal através dos seus órgãos competentes multasse ela mesma, seguindo a legislação que lhe favorece quando autua demais proprietários de veículos, apontados como irregulares.