Início Cidade

Covid-19: Dos 107 casos confirmados em Araraquara 78 já estão curados

Hoje, 13 pacientes estão internados. Destes, 11 estão em enfermaria - sendo 10 casos suspeitos e 1 confirmado - e 2 pacientes estão internados em UTI – 1 suspeito e 1 confirmado

474

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta quarta-feira, 6 de maio, para novas deliberações a respeito do combate à transmissão do COVID-19 (Coronavírus).

O Comitê reforça a importância do isolamento social como medida de contenção do Coronavírus e torna pública a preocupação com o grande número de pessoas que circulam pelas ruas da cidade, muitas ainda sem máscaras.

Nos últimos dias, o isolamento social na cidade tem sido inferior a 50%, muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é 70%. Segundo já informou o governo estadual, este relaxamento da população poderá excluir Araraquara da lista de municípios do Estado que terão flexibilização da quarentena a partir do dia 11 de maio.

Além disso, o Comitê alerta para o cumprimento da obrigatoriedade do uso de máscara nos ambientes públicos e nos equipamentos do transporte coletivo do município. Quem tiver que sair para trabalhar, fazer compras nos supermercados e farmácias ou nos prestadores de serviços que estão autorizados a funcionar, devem utilizar máscaras, de preferência caseiras.

Elas são obrigatórias, desde o último dia 1 de maio, em todos os espaços de circulação públicas de Araraquara, incluindo as ruas e os estabelecimentos comercias em funcionamento. Nestes espaços, os proprietários os responsáveis devem fiscalizar e cobrar o uso pelos funcionários, consumidores e clientes.

A máscara é capaz de bloquear partículas que podem transmitir o vírus. Estudos mostram que o simples ato de falar com outra pessoa é suficiente para expelir milhares de microgotículas de saliva. Por isso, ela deve ser utilizada como arma de achatamento da curva de contágio da doença, para que o serviços de saúde consigam atender toda a população.

Lembrando ainda que a eficácia do uso de máscaras depende do correto manuseio delas e da combinação com outras medidas protetivas, como lavar a mãos com água e sabão ou higienizar com álcool gel.

 

ACOMPANHAMENTO MÉDICO NOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO DE IDOSOS

A Atenção Básica do Município acatou a recomendação do Comitê de Contingência do Coronavírus e está dando início nesta semana a visitas médicas semanais aos serviços de acolhimento de idosos públicos e filantrópicos do município.

O objetivo é manter um acompanhamento do estado de saúde dos acolhidos, para detecção de possíveis casos suspeitos de Coronavírus e realização de exames.

Considerando ser esta a população de maior risco de letalidade em decorrência da doença, o Comitê considera importante a adoção dessas ações de acompanhamento médico.

Além disso, justamente para preservar os idosos do risco de contaminação do Covid-19, foram suspensas, por prazo indeterminado, as visitas a asilos e casas de acolhimento do município, por meio do decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública em Araraquara.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara possui hoje, dia 6 de maio, 107 casos confirmados de Coronavírus. Aguardam resultados de exames 37 amostras. Do total de casos confirmados, 25 permanecem em quarentena e 78 já saíram.

Hoje, 13 pacientes estão internados. Destes, 11 estão em enfermaria – sendo 10 casos suspeitos e 1 confirmado – e 2 pacientes estão internados em UTI – 1 suspeito e 1 confirmado.

Foram notificados, até o momento, 4 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus na cidade e 1 aguarda resultado de exame.

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

BAIRROS COM CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS

Passa a integrar a relação o bairro Jardim Higienópolis, totalizando, então, 50 bairros com casos notificados. São eles:

Centro

Chácara Flora

Distrito Industrial

Jardim Adalberto Roxo

Jardim Altos de Pinheiros

Jardim América

Jardim Ártico

Jardim Brasil

Jardim das Estações

Jardim Dumont

Jardim Europa

Jardim Flamboyant

Jardim Higienópolis

Jardim Hortênsias

Jardim Iedda

Jardim Igaçaba

Jardim Iguatemi

Jardim Imperador

Jardim Itália

Jardim Morumbi

Jardim Paraíso

Jardim Paulistano

Jardim Pinheiros

Jardim Roberto Selmi Dei

Jardim Santa Lúcia

Jardim Santa Júlia

Jardim Serra Azul

Jardim Uirapuru

Jardim Universal

Jardim Viaduto

Jardim Yolanda Ópice

Residencial Alamedas

Residencial Cecap

Residencial Damha

Residencial dos Oitis (Iguatemi)

Parque das Laranjeiras

Parque Gramado

Parque São Paulo

Quitandinha

Santa Angelina

Santana

Vale do Sol

Vila Cidade Industrial

Vila Melhado

Vila Nice

Vila Santa Maria

Vila Suconasa

Vila Xavier

Vila Yamada

Assentamento Bela Vista

Informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município também podem ser acessadas no site www.araraquara.sp.gov.br