O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu na tarde desta terça-feira, dia 31 de março, para novas deliberações sobre medidas de combate à transmissão do COVID-19 (Coronavírus).
Conforme divulgado em Boletim Extraordinário do Comitê de Contingência do Coronavírus, na manhã desta terça-feira (31), Araraquara recebeu o resultado de cinco testes para o novo Coronavírus: dois foram descartados e três exames foram positivados.
Dos três casos positivados na cidade, todos pacientes da rede privada de saúde, um é do idoso de 81 anos, com comorbidades, que foi a óbito na última sexta-feira, dia 27 de março.
O outro é de um paciente de 56 anos que segue internado em caso grave e o terceiro é de paciente de 53 anos que também continua internado, mas responde bem ao tratamento.
Os resultados já eram esperados, já que, embora com a demora dos resultados, os pacientes já apresentavam clinicamente todos os sinais, bem como dois deles tiveram histórico de viagens a São Paulo, onde há transmissão comunitária.
A Secretaria Municipal da Saúde garante que todo o sistema de bloqueio, ou seja, de monitoramento para isolamento de familiares já foi feito, com vistas a verificar o cumprimento da quarentena e verificando a apresentação de algum sintoma gripal.
As equipes também já estão estendendo a ação a outras pessoas que tiveram o contato com essas três pessoas.
E nesta terça-feira foi confirmado mais um óbito suspeito, também na rede privada de saúde. É um idoso de 92 anos, com comorbidades – diabetes, hipertensão e tratamento de câncer – que faleceu ao dar entrada em um hospital privado da cidade, nesta segunda-feira, dia 30 de março.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA
Araraquara contabiliza hoje 44 casos notificados, sendo que, destes, 9 foram descartados e 32 casos seguem sendo monitorados e aguardando resultado de exames.
Dos 44 casos notificados, 30 pessoas foram internadas. Dessas, 15 já receberam alta e 12 permanecem internadas. Foram registrados, portanto, 3 óbitos – um deles positivado para Coronavírus e outros 2 suspeitos.
REDE DE SOLIDARIEDADE
A Prefeitura Municipal abriu duas contas bancárias para doações de recursos para questões estruturais e de assistência em saúde e também para a Rede de Solidariedade.
A primeira conta, cujos recursos arrecadados serão destinados para ações de combate ao Coronavírus, incluindo obras e estruturação no Hospital de Solidariedade (hospital de campanha) e estruturação das UPAs, é a seguinte: Banco do Brasil, Agência – 0082-5, Conta corrente – 800 000 – x
A segunda conta, que vai destinar recursos à Rede de Solidariedade, visando aquisição de alimentos e produtos de higiene que serão distribuídos a famílias em vulnerabilidade é a seguinte: Banco do Brasil – Agência – 0082-5, Conta corrente – 800 001 – 8.
FISCALIZAÇÃO
A Guarda Civil Municipal está intensificando a fiscalização em parques e praças municipais para evitar aglomeração de pessoas nesses espaços.
O objetivo é garantir o cumprimento do decreto municipal nº 12.236, que reconhece na cidade o estado de calamidade pública e, dessa forma, proibiu o acesso da população a esses equipamentos públicos de lazer, desporto e cultura.