Home Cidade

Daae conclui reparo no interceptor de esgotos do Ribeirão do Ouro

Na madrugada de quinta (27), um trecho rompeu e com isso foi jogado em média 18 mil litros de esgoto por minuto no córrego. Com o reparo realizado, os esgotos provenientes do interceptor cessaram de ser lançados ao ribeirão

448

O Daae, por meio da equipe de Redes de Esgotos e Águas Pluviais/Gerência de Redes, concluiu hoje (29/02), por volta das 15h, o reparo do trecho rompido do interceptor de esgotos do ribeirão do Ouro, no Jardim Tamoio .O serviço foi concluído antes do esperado, graças ao empenho dos servidores da autarquia.

A autarquia fez o controle da qualidade da água do ribeirão à montante (acima) e a jusante (abaixo) de onde ocorreu o rompimento. “Constatamos que houve redução do índice de oxigênio em trecho de aproximadamente quinhentos metros abaixo do ponto de lançamento de esgoto de onde ocorreu o problema e que a mil metros a água do ribeirão já estava com o nível de oxigênio normalizado”, disse José Braz Scognamíglio, Diretor Técnico Operacional.

O Daae providenciou estratégias técnicas para solucionar o problema o mais breve possível, como: abertura de um acesso, estabilização do terreno com pedra pulmão (rachão), colocação da nova tubulação, para depois realizar reaterro e recompor a vegetação. “As equipes de manutenção trabalharam com bastante empenho e os serviços de reparo ocorreram de forma melhor do que o esperado, fazendo que sua conclusão ocorresse bem antes do prazo inicialmente estimado”, ressaltou José Braz.

O superintendente do Daae envolveu todas as diretorias para que o trabalho ocorresse com mais agilidade e eficiência e acompanhou cada etapa dos trabalhos. “Parabéns pelo compromisso e empenho de todos”, destacou.

Com o reparo realizado, os esgotos provenientes do interceptor cessaram de ser lançados ao ribeirão. O local está sendo aterrado e será feita uma uma barreira de contenção para proteger a tubulação.

Histórico – Após as fortes chuvas da noite de quarta-feira (26/02) e da madrugada de quinta-feira (27/02), ocorreu o rompimento de cinco metros de tubulação do interceptor de esgotos do ribeirão do Ouro, próximo a rua Imaculada Conceição, no Jardim Tamoio, devido a erosão e deslizamento do talude.

O Daae, por meio da Diretoria de Gestão Ambiental, fez o comunicado à Cetesb e está providenciando a emissão da autorização emergencial para intervenção na Área de Proteção Permanente (APP), de modo a regularizar o acesso e obra a serem executados.