O Daae, por meio de empresa terceirizada, está realizando a supressão das árvores com risco de queda, no calçamento da autarquia da Rua José Parisi, desde a agência bancária da Caixa, até o antigo Clube Estrela.
Após vistoria e análise dos técnicos do Daae, foi emitido laudo técnico certificando a impossibilidade da recuperação das árvores. As mesmas encontram-se secas e danificadas, comprometendo a estrutura e estabilidade do caule, devido à presença de cupins, fungos e outras doenças.
O motivo da retirada é evitar acidentes que ofereçam riscos à integridade física da população e impedir a queda das árvores em veículos estacionados na via pública.
Espaço Árvore
Posteriormente ao corte e destocamento das árvores, a Diretoria de Gestão Ambiental do Daae, realizará o plantio de mudas de árvores próprias para arborização urbana, respeitando o Espaço Árvore, que é definido como o espaço necessário ao adequado desenvolvimento de uma árvore. A medida consiste em deixar no entorno das árvores um novo parcelamento de solo com condições mínimas adequadas ao local de plantio das espécies, garantindo de forma perene o seu crescimento e desenvolvimento. A dimensão das cavidades será de aproximadamente 80 X 1,60 cm.
“Nos locais serão abertos Espaços Árvores, com o plantio de espécies de alecrim de campinas, oiti, tingui preto, manduirana, quaresmeira, magnólia, entre outros. Também serão plantados arbustos de lavanda ao lado, com grama ao redor da muda”, comenta Katia de Matteo, Diretora de Gestão Ambiental.