Início Cidade

Daae oferece curso de capacitação em poda para egressos

O curso tem fomentado a criação de uma cooperativa para fortalecer a entrada e a permanência destas pessoas no mercado de trabalho

29

Dentro da programação de comemorações da Semana do Meio Ambiente, será realizada, nos dias 05 e 08 de junho, uma capacitação em poda, com foco em arborização urbana, que será desenvolvida pela Diretoria de Gestão Ambiental do Daae, por meio das gerências de Biodiversidade e Gestão em Educação Ambiental.

O curso é destinado aos egressos do sistema penitenciário que, por meio da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico – Coordenadoria Executiva do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, tem fomentado a criação de uma cooperativa para fortalecer a entrada e a permanência destas pessoas no mercado de trabalho.

O governo municipal segue, neste sentido, as diretrizes da economia solidária como um modo de produção que se caracteriza pela igualdade de direitos, dos meios de produção e da autogestão.

“O incentivo à formação de pequenas cooperativas é importante sobretudo para o fortalecimento da sustentabilidade ambiental. Onde os três pilares, economia, sociedade e meio ambiente estão interligados”, explica Camila Capacle Paiva, coordenadora de Economia Criativa e Solidária do município.

Os assuntos abordados na primeira parte da capacitação estão relacionados a conhecimentos elementares de fisiologia fegetal, botânica, manejo de árvores urbanas e legislação.

A segunda etapa, prevista para segunda-feira, dia 08, será uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Neste dia os participantes terão oportunidade de executar a poda sob orientação técnica. Os participantes irão a campo executar o manejo de espécies arbóreas utilizadas na arborização urbana. O tema, de extrema relevância, foca nos principais desafios ambientais do município: permitir um manejo adequado da arborização, evitar supressões desnecessárias, sensibilizar a população para a importância para a saúde e da qualidade de vida com a manutenção correta da cobertura vegetal.

A capacitação conta ainda com o apoio da Diretoria de Gestão, Finanças e Tecnologia e da Gerência de Recursos Humanos do Daae.