Home Cidade

DAAE suspende o corte de água em Araraquara

Iniciativa encapada pelo DAAE partiu de movimento feito pelo administrador público Matheus Santos no dia 19 de março por entender que o fornecimento de água é básico para sustentar a decisão das autoridades em diminuir a circulação social e garantir higienização

858
O DAAE foi sensível ao movimento iniciado por Matheus Santos

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto, o DAAE de Araraquara informou nesta sexta-feira (27), por meio de nota, determinando que não haverá suspensão do fornecimento de água – corte de água – para contribuintes em situação de alta vulnerabilidade social. O Departamento irá analisar cada situação por meio do seu Fundo Social e não informa até quando durará a nova medida.

Segundo a nota, não há nenhuma determinação oficial das agências reguladoras do serviço, mas, reunido, na quarta-feira (25), com o Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara esse foi um dos pontos discutidos, dentre outros, para ampliar a ação de combate à pandemia no município.

Essa posição vem ao encontro das diversas manifestações, nas redes sociais, de parte da população, reclamando que a agenda de corte de água se manteve mesmo diante do estado de calamidade pública instituído pelo governador de São Paulo, João Dória, pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro e, por último, pelo Prefeito Edinho Silva. No entender dos cidadãos, garantir o fornecimento de água é básico para sustentar a decisão das autoridades em diminuir a circulação social e garantir higienização.

O administrador público Matheus Santos

Essa questão também foi matéria de movimento popular iniciado pelo nosso comentarista em Administração Pública e Economia, Matheus Santos, que acompanhando as ações de outras nações pelo mundo, no combate ao novo coronavírus, apresentou, no dia 19 de março, à chefia de gabinete do Prefeito Edinho uma lista de ações, construída com outros cidadãos, bem como o relatório de ação conjunta da cidade de Boston, Massachusetts/EUA. A matéria em questão serviu para que o vereador Zé Luiz, o Zé Macaco (Cidadania) elaborasse uma indicação (n° 1423/2020) e a encaminhasse à Prefeitura Municipal, na última semana.

Por fim, o DAAE afirma que a medida vem em conjunto com outras providências para atender a população, remotamente, por meio de telefones, e-mails e site, além de adequações internas do próprio órgão. Para mais esclarecimentos, os contribuintes podem ligar para os telefones 0800 770 1595 (24 horas) e 3324 9507, 3324 9510, 3324 9956 (das 9h às 17h) ou entrar em contato por meio do e-mail [email protected].