
Ricardo Luiz Nunes de Souza, professor titular em Farmacologia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR) da Unesp, em Araraquara, foi escolhido para compor o comitê de assessoramento da área de Biofísica, Farmacologia, Fisiologia e Neurociências do CNPq.
Ricardo Nunes de Souza foi coordenador do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas UFSCar-UNESP entre 2013 e 2017, exerceu a presidência da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento entre 2014 e 2017, além de ser membro do corpo editorial de periódicos da área.
Atuando na linha de neurobiologia da dor e das reações de defesa, o docente de Araraquara tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: analgesia induzida pelo medo, comportamento defensivo, ansiedade, modelos animais de ansiedade.
Os Comitês de Assessoramento do CNPq são formados por mais de 300 pesquisadores, entre titulares e suplentes, selecionados de acordo com sua área de atuação e conhecimento. O grupo é escolhido periodicamente pelo Conselho Deliberativo (CD), com base em consulta feita à comunidade científico-tecnológica nacional, e tem como função julgar as propostas de apoio à pesquisa e de formação de recursos humanos.