Início Cidade

Egressos do sistema prisional recebem certificado do curso de poda em árvores urbanas

A Cooperativa Sol Nascente está em fase de formação; primeiro curso de qualificação foi promovido pelo DAAE

26

O prefeito Edinho participou, na tarde desta sexta-feira (17), da entrega dos certificados para os alunos do curso “Orientação técnica sobre poda em árvores urbanas”, oferecido aos cooperados da Cooperativa Social de Trabalho em Recuperação de Materiais dos Egressos Prisionais de Araraquara Sol Nascente.

O curso foi promovido pelo Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE), por meio de sua Diretoria de Gestão Ambiental/Gerência de Biodiversidade, com aulas nas dependências da autarquia, entre os dias  5 e 8 de junho.

“Estamos aqui abrindo uma porta para o recomeço e, juntos, nós vamos provar que é possível recomeçar, é possível acertar. Eu quero que vocês acreditem, tanto quanto eu, que essa cooperativa é uma oportunidade de reconstrução de vida. Vamos acreditar, trabalhar e fazer dar certo para, futuramente, organizar a sede da cooperativa”, afirmou o prefeito Edinho aos cooperados da Sol Nascente que participaram da entrega dos certificados. “Eu acredito no ser humano. E acredito na possiblidade de reconstrução da vida das pessoas que cometeram algum erro e já responderam por ele na Justiça. Estamos investindo na requalificação desses egressos, homens e mulheres, para que eles possam oferecer sua força de trabalho, terem uma renda e reconstruírem suas vidas. Esse é um momento carregado de emoção e já estamos pensando nos próximos passos, que será a instalação ”, completou o prefeito.

A Sol Nascente possui hoje 10 sócios-cooperados que participam do processo de formação da cooperativa. No início do ano, em fevereiro, foi realizado o primeiro encontro para a apresentação do projeto, com o objetivo de convidar os interessados em participar. Desde então, eles têm recebido apoio do Município, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, através da Coordenadoria Executiva do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária.

“O objetivo é fomentar a organização da cooperativa e oferecer cursos de capacitação para ajudar na inserção e permanência das pessoas egressas do sistema penitenciário no mercado de trabalho”, afirma Camila Capacle, coordenadora municipal do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, que participou da entrega dos certificados.

O superintendente do Daae, Donizete Siminoni, presente na entrega de certificados, parabenizou os cooperados e reafirmou o apoio do Daae ao projeto de formação da cooperativa. Segundo Simioni,  entre as práticas abordadas no curso, os cooperados da Cooperativa Sol Nascente aprenderam sobre o manejo adequado das árvores, desde o plantio até a manutenção dos indivíduos na vida adulta, além de conhecimentos elementares de fisiologia vegetal, botânica, manejo de árvores urbanas e legislação. O foco foi justamente os principais desafios ambientais do município: permitir um manejo adequado da arborização, evitar supressões desnecessárias, sensibilizar a população para a importância da manutenção correta da cobertura vegetal para a saúde e a qualidade de vida.

Os cooperados tiveram também atividades práticas nas dependências do Daae para exercitar a melhor forma de condução das espécies arbóreas

“Focamos quando deve ser feita a poda, quais as ferramentas a serem utilizadas, como respeitar e aprender a observar a arquitetura das árvores, entre outras questões importantes que eles deverão colocar em prática”, exemplificou a gerente de Biodiversidade do Daae, Simone Cristina de Oliveira, responsável pelo curso, já adiantando aos presentes que o próximo passo será organizar um curso de jardinagem para os cooperados.

Edgar Gomes Martins, presidente da Cooperativa Sol Nascente, falou em nome dos formados. Ele agradeceu a iniciativa da Prefeitura e o apoio que o grupo vem recebendo do prefeito Edinho. “Queremos retomar nossas vidas e ajudar na construção de um mundo melhor. Estamos prontos para trabalhar, graças essa iniciativa”, disse ele.

A vereadora Thainara Faria (PT) também participou da entrega, cumprimentou os cooperados que concluíram o curso de poda e o prefeito Edinho e sua equipe, pela iniciativa.

A Sol Nascente é uma das cooperativas que vem sendo organizadas e incentivadas pela Prefeitura. Ao todo, Araraquara possui mais de 20 empreendimentos solidários, entre associações e cooperativas, apoiados pelo Programa de Economia Solidária da Prefeitura.