Início Cidade

Ponte dos Machados: aguardando recursos segue interditada para veículos pesados

Prefeitura diz que aguarda verba da Secretaria de Desenvolvimento Regional, mas já contratou empresa para executar o serviço, via licitação

91
Pedras que davam suporte as vigas, rolaram rio abaixo. Foto: RCIA

A novela que se tornou a ponte do Bairro dos Machados, na estrada vicinal Abílio Augusto Corrêa, que liga Araraquara a Guarapiranga, pode estar com os dias contados segundo a Prefeitura de Araraquara.

De uma cratera aberta em cima da ponte é possível ver as águas do rio. Foto: RCIA

Com problemas estruturais desde janeiro de 2020, devido às fortes chuvas e manutenções mal sucedidas segundo usuários, uma de suas faixas está interditada para carros de passeio e interditada totalmente para veículos pesados. Mas quem se utiliza da via diz que tem medo de uma hora a ponte ruir.

Importante via para escoamento de produção do Assentamento Bela Vista, também leva ao distrito de Guarapiranga e a cidade de Ribeirão Bonito. Caminhões tiveram que encontrar por conta própria um desvio para que possam trafegar com segurança.

Produtores rurais da região, interditaram a pista no mês passado. Foto: RCIA

REVOLTA

Em 19 de junho deste ano, produtores rurais e moradores do entorno, interditaram a via com tratores, para que alguém ligado a prefeitura de Araraquara, fosse até o local para negociar e tentar acertar a situação que já se estende por mais de seis meses, complicando a vida de quem necessita trabalhar.

Coronel João Alberto Nogueira Júnior, negociou com os manifestantes para que liberassem a via.Foto: RCIA

O coronel João Alberto Nogueira Júnior, Secretário Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública se dirigiu ao local, e se comprometeu em agendar uma reunião entre produtores rurais e prefeitura.

Segundo um dos produtores rurais, duas reuniões já foram realizadas, para que ao menos a prefeitura encontrasse um desvio, onde os caminhões pudessem trafegar, mas até o momento nada ainda ficou definido. “Tem caminhão pagando para passar em via de terra”, afirmou ele.

Uma viatura do trânsito fica estacionada diariamente no local, para que veículos pesados não atravessem a ponte. Foto: RCIA

Quanto à ponte, uma viatura do Trânsito, fica estacionada durante todo o dia, para garantir que nenhum veículo pesado passe pelo local, embora quem more na vizinhança, afirme que quando a viatura não está caminhões passam pelo local tranquilamente.

O QUE DIZ A PREFEITURA DE ARARAQUARA

A Prefeitura de Araraquara informou que deu início à primeira parte do projeto de construção de uma nova ponte no local. A empresa contratada, via licitação, está executando o projeto de fundação da ponte, pontos de sondagens do solo, estudo hidrológico, levantamento topográfico e a outorga do Daae.

O governo municipal está se articulando junto ao governo estadual para viabilizar a segunda e terceira etapas do projeto que devem ser realizadas com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR).

Na última terça-feira (14), a administração municipal encaminhou a documentação necessária para o órgão com o intuito de formalizar o convênio para a construção da nova ponte.