Início Cidade

Faltaram flores naturais para o Dia de Finados

A visitação no Cemitério São Bento acontece tranquilamente, onde todos os protocolos sanitários estão sendo seguidos pelos visitantes

39
Muitos vasos de flores artificiais foram vendidos na porta do cemitério

Com entrega de senhas e protocolos sanitários cumpridos, os cemitérios de Araraquara receberam centenas de visitantes na manhã desta segunda-feira (2), Dia de Finados.

O que chamou a atenção foi a falta de flores naturais que sempre foram vendidas por ambulantes na porta do Cemitério São Bento.

Poucas flores naturais foram encontradas por visitantes

De acordo com Neuza Pizzaia, que monta seu estande de flores há 25 anos no portão do cemitério, ficou difícil trabalhar com flores naturais este ano, pois a Prefeitura de Araraquara autorizou a abertura dos cemitérios muito perto de Finados. “Floristas não sabiam se podiam ou não investir no plantio, pois perderam produção no dia das mães, dos pais devido a pandemia da covid-19, então, poucas flores naturais foram entregues, eu estou trabalhando somente com as de plástico”, afirmou a vendedora.

A reportagem pode conferir in loco que antes das 12h, uma tradicional floricultura que fica localizada em frente ao cemitério, já estava fechada.

Senhas foram entregues no portão principal

O decreto municipal no 12.391, que começou a vigorar ontem, dia 1 de novembro, estabelece que, entre outras medidas, a contar de 3 de novembro, fica permitida a abertura ao público de cemitérios públicos e particulares, observando o uso de máscaras e o distanciamento social das pessoas em suas áreas internas e em suas imediações.

Hoje, dia de Finados, os cemitérios estão abertos para visitação, com fechamento dos portões às 17h30. Apesar da abertura também nos dias 31 e 1, para tentar diluir o grande público que tradicionalmente visita os entes falecidos nesta data, hoje deve ser o dia de maior movimento.

Quem preferir evitar o movimento do Dia de Finados, poderá realizar visitas nos cemitérios no decorrer da semana, já que eles permanecerão abertos a partir de agora, no horário habitual.

A visitação segue até o final da tarde, confira os horários de funcionamento:

Cemitério das Cruzes 7h às 18h
Cemitério São Bento 7h às 18h
Parque da Ressurreição 7h às 17h
Cemitério dos Lírios 7h às 18h

Agentes de trânsito e Guarda Civil Municipal, acompanhavam o movimento que foi tranquilo