Segundo Secretário de Segurança Pública coronel João Alberto Nogueira Junior, duas festas clandestinas foram interrompidas pela força tarefa de enfrentamento à pandemia, no último sábado (26), nos bairros Maria Luiza e Jardim Ieda, em Araraquara.
Os proprietários e organizadores serão identificados e responsabilizados por descumprirem a decreto vigente, que proíbe eventos com aglomeração de pessoas.
“As providências estão sendo tomadas, com a identificação do proprietário da área, para responsabilização, inclusive criminalmente. Felizmente conseguimos evitar que a festa acontecesse, pois a Guarda foi até os responsáveis, que acataram a orientação. Foi um trabalho bastante efetivo neste final de semana. Esse tipo de festa é difícil combater, já que, normalmente, são realizados em locais afastados. É uma pena, pois isso não deveria estar acontecendo nesse ano que estamos vivendo”, ressaltou ele.
Ainda de acordo com o secretário, “essas festas são normalmente organizadas pela internet e atraem muitos jovens e isso nos preocupa, pois esses jovens se expõem, sem qualquer tipo de distanciamento ou uso de máscara, e depois sabemos as consequências desses atos. A aglomeração é grande, infelizmente algumas conseguimos intervir e evitar que ela ocorra, mas no geral é difícil detectar. Nós realizamos a acompanhamento em redes sociais para tentar se antecipar, mas muitas vezes isso não é possível”, finaliza o secretário.
Nos últimos dias, foram 144 estabelecimentos fiscalizados. Dois bares foram fechados pela força tarefa por estarem funcionando em desacordo com o plano São Paulo, que proibiu o funcionamento do setor nos dias 25, 26 e 27 de dezembro.