Home Cidade

Hospital São Paulo-Unimed Araraquara realiza ações humanizadas dentro do Setembro Amarelo

Mês dedicado à prevenção ao suicídio visa promover uma reflexão sobre o tema

388
Jardim externo do Hospital São Paulo com girassóis. (Foto: Divulgação)

Ocasião oportuna para dialogar sobre o suicídio e outras questões que envolvem a saúde mental, a campanha “Setembro Amarelo” ganha destaque durante todo o mês no Hospital São Paulo – Unimed Araraquara.

“Acreditamos que a campanha é de grande importância para abrir espaço para o diálogo e reflexões acerca do adoecimento e também para fortalecermos condutas humanizadas ao paciente ou colega que necessita de cuidados no âmbito psíquico”, comenta a coordenadora de Psicologia Hospitalar, Giuliana Bratti.

Segundo Daniela Faria, Psicóloga do Hospital São Paulo, diversas ações estão programadas com o objetivo de informar às pessoas a importância do tema, sempre com muito afeto, carinho e resiliência. “Internamente, distribuiremos panfletos informativos aos colaboradores e faremos uma ‘caixinha do desabafo’, colocada na área de convivência”.

O Setembro Amarelo também pede passagem na área externa do Hospital São Paulo. Sua fachada será iluminada com a cor amarela e o seu jardim ganhará girassóis, confeccionados em EVA. “Quem passar por ali, notará nossa preocupação com a temática”, completa a equipe de Psicologia.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% dos casos poderiam ser evitados por meio do auxílio de profissional. “Realizar ações e atividades com cunho humanizado é uma das preocupações constantes do Hospital São Paulo. Aproveitando o ensejo do Setembro Amarelo, vamos incentivar uma reflexão sobre a saúde mental e, conseqüentemente, uma melhoria na qualidade de vida”, finaliza a enfermeira Rosana Giurizzato Durante, gerente assistencial do Hospital São Paulo – Unimed Araraquara.

Girassóis de EVA com um cartão da campanha também enfeitam diversos espaços do hospital (Foto: Divulgação)