Início Cidade

Infectados em Araraquara descumprem quarentena

A Secretária de Saúde Eliana Honain diz que muita gente vem dando trabalho por não ficar em casa, infectando assim outras pessoas

1931
Foto: RCIA

Em entrevista na manhã desta quinta-feira (27), a Secretária de Saúde Eliana Honain disse ao Portal RCIA que a previsão feita pela Secretária de Saúde é de que Araraquara chegaria ao pico nos casos de covid-19 nesta semana.

“De acordo com a secretaria de Estado manteremos um platô para depois começarmos a descer, segundo os estudos que eles realizam através da média móvel e transmissão”, disse Eliana

Sobre o número de positivados de hoje que chegou aos 68, a secretária diz que deste total 20 são de laboratórios particulares e que eles não enviam os números que foram descartados, portando a margem fica maior.

Ainda de acordo com Honain os números estão dentro da margem que vem se mantendo em torno de 20% a 30% de positivados.

Ela afirma ainda que as transmissões estão acontecendo em maior número, nos trabalhos, reuniões informais e aglomerações que acontece nas ruas da cidade. “A polícia tem trabalhando muito nos finais de semana para dissipar essas aglomerações e encontros que acontecem nas ruas”.

A Secretária ressalta ainda que se a população tiver condições de ficar em casa, fique, pois o que tem ocorrido com frequência são pessoas positivadas ou com suspeita, não estarem respeitando a quarentena. “Muitos que estão positivados têm dado trabalho para a Saúde, não cumprem quarentena e com isso infectam outras pessoas”.

BOLETIM

No boletim de hoje (27) Araraquara tem, portanto, 3.067 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 273 permanecem em quarentena e 2.766 já saíram. Aguardam resultado de exames 196 amostras.

Hoje, 63 pacientes estão internados. Destes, 43 estão em enfermaria – 11 suspeitos e 32 casos confirmados. E 20 pacientes estão internados em UTI – 2 suspeitos e 18 confirmados. Do total de 63 internados, 48 são moradores de Araraquara e 15 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 44% de leitos de enfermaria e 36% de UTI.

 Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 60% na enfermaria e 90% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 100% na enfermaria e de 80% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 19 pacientes na enfermaria.

 Foram notificados, até o momento, 28 óbitos decorrentes de Coronavírus.

 Todo os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.