Home Cidade

Isolamento em Araraquara cai para 46% no feriado

Anúncio oficial foi feito nesta terça-feira, no final da tarde pelo Governo do Estado; preocupação agora está na reabertura em sistema drive-thru do nosso comércio nesta terça (26).

88
Início da Rua 9 de Julho, principal corredor comercial da cidade, neste domingo (24)

O questionamento sobre a fidelidade da medição do isolamento social no Estado de São Paulo tem sido quase que permanente. Especialistas do SIMI comentam que sim, pois são dados indicativos da movimentação dos aparelhos celulares das pessoas que deixam suas casas ou locais onde trabalham.

Uma das perguntas é sobre o endereço onde o aparelho está cadastrado; as vezes encontra-se registrado em ponto “x” e reside em ponto “y”, no entanto a estimativa desta circulação é que prevalece, relatam os técnicos, procurando com isso mostrar uma proximidade entre as duas situações pelo período de maior permanência.

Independente das dúvidas é certo que a margem de erros é mínima dada a quantidade de aparelhos celulares registrados em Araraquara, pouco menos de 165 mil, o que permite quantificar percentuais sobre a mobilidade, oferecendo pequena margem de erros.

Índices de Isolamento apresentados pelo SIMI nos últimos dias

As taxas de isolamento têm sido coerentes com os números anunciados, pois de fato, quase metade da população tem ficado em casa ainda que sejam fins de semana ou feriados como aconteceu na segunda-feira com a antecipação do 9 de Julho; pelo menos 46% não saiu de casa – um dia antes, domingo, a taxa de isolamento foi de 50%. No sábado, a taxa foi de 45%.

O SIMI foi criado para mostrar que quanto maior a circulação de pessoas, maior sempre será o risco de contaminação, já que uma infectada transmite o vírus para outras três pessoas. As atenções agora se voltam para a taxa desta terça-feira (26) quando o comércio foi aberto no sistema drive-thru.