Início Cidade

Isolamento social em Araraquara caiu no sábado para 46%

Deve baixar ainda mais neste começo de semana com a volta do trabalhador de alguns setores às suas atividades normais

52
Após um primeiro de maio de resguardo, no sábado as pessoas voltaram para as ruas, pelo menos 6%

Um dia após comemorar a subida do índice de isolamento social chegando a 52%, Araraquara voltou a botar a cara na rua: neste sábado caiu para 46%, quer dizer 6% voltou a ter convivência motivada provavelmente por algumas atividades profissionais. Neste caso a média teria uma variação entre 4% e 5%, o que não aconteceu. Mais pessoas saíram de casa.

Quem está comemorando alto índice de isolamento é São Sebastião, no litoral norte; neste sábado, 69% das pessoas se encontravam recolhidas. O município está bem próximo da média recomendada por especialistas da área da Saúde, que seria de 70%. Ubatuba é a segunda colocada com 67% e Bebedouro que na sexta-feira estava com 67% despencou um dia depois para 60%. Matão de 51% voltou aos 47% e São Carlos, de 57% veio para 53%.

Observa-se que de fato há uma diferença de até 5% dos dias úteis aos domingos e feriados, que é a presença do trabalhador nas ruas e esse acompanhamento de saída de casa é feito através do SIMI – Sistema de Monitoramento Inteligente criado pelo Governo de São Paulo, que se utiliza do controle de localização dos aparelhos celulares.