Home Cidade

Lapena lança nesta sexta-feira o seu candidato a vice na sede do PL em Araraquara. Ele é do Republicanos.

A escolha do vice deve sair do Republicanos, partido com o qual o PL de Lapena e Bolsonaro, entra nas disputas. O nome do vice ainda não foi divulgado e o suspense aumenta pois Rafael de Angeli, ex-PSDB, agora Republicanos, teria definido pela reeleição a vereador.

2
Eliana Honain e Cláudio Lapena, ambos da área da Saúde

Sob clima de suspense, como foi até agora sua própria candidatura a prefeito, o médico Luís Cláudio Lapena Barreto, o doutor Lapena, recém chegado ao Partido Liberal (PL) apresenta nesta sexta-feira (17), em uma coletiva de imprensa o seu candidato a vice-prefeito para as eleições de outubro de 2024. A decisão do encontro foi tomada em comum acordo com o Republicanos, agremiação que em Araraquara é dirigida pelo empresário Leandro Guidollin. O encontro vai se dar na sede do PL, na Rua São Bento, 700, Sala 112, 11° andar, Edifício Waldo Barbieri.

No final do ano passado, novembro, utilizando a estratégia de retardar a candidatura, o médico que em algumas pesquisas desponta em primeiro lugar vencendo a petista Eliana Honain que também é da área da Saúde, Lapena ainda vinha encontrando resistência familiar e dificuldades em conciliar a disputa com – sua aprovação em concurso público para médico legista no Estado de São Paulo.

Sobre os indicativos das pesquisas nenhum comentário foi feito pelo pré-candidato tendo em vista a pequena diferença que por enquanto conduz a um empate técnico com Eliana Honain, sendo algo em torno de um índice de 6% – com números aproximados de 35% a 29% pró Lapena. Porém, o cenário de momento não significa que a preferência da população se direcione para o representante do PL / Republicanos, partido que disponibilizará o seu candidato a vice do médico.

Aliás, ambos os pré-candidatos vão apostar em suas lideranças para o chamamento dos eleitores: a esquerda programa a vinda do presidente Luís Inácio Lula da Silva e a direita que poderá ocorrer em junho e setembro; Lapena, durante a Agrishow foi recebido pelo ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, que garantiu sua presença em Araraquara para o lançamento da campanha do médico que já foi vereador em duas oportunidades.

Doutor Lapena disputou a última eleição municipal, em 2020, ficando em segundo lugar com expressiva votação – 37.774 votos, perdendo para Edinho Silva (PT), que obteve 48.405 votos. Ele foi vereador nos mandatos de 2008 e 2012. Só que neste momento, Lapena volta se valendo do afastamento do petista das disputas e a impossibilidade de Edinho manter essa supremacia pois Eliana pode perder até 15 mil votos extraído do poder de transferência de votos, ainda que tenha apelo popular e realizou bom serviço durante a pandemia. Contudo, há no caminho ainda a estratégia da polarização entre Esquerda e Direita e a campanha vai se concentrar na argumentação de se tirar o PT do poder, conta um dos estrategistas pró Lapena.

Por outro lado, o nome do ex-tucano Rafael de Angeli, hoje no Republicanos, que chegou a ser cogitado para ser vice de Lapena – parece seguir na disputa para vereador como o candidato mais forte neste sentido, se valendo dos quase 13 mil seguidores no Instagram.