Início Cidade

Morre João Duarte (Samu), a primeira vítima da reinfecção do Coronavírus em Araraquara

A saúde pública de Araraquara está mais pobre com a morte de João Duarte, o técnico em enfermagem e motorista do Samu que amava a profissão

11755
João ao lado da família em festa de aniversário

Vítima das complicações que teve com o coronavírus – em duas oportunidades – faleceu nesta terça-feira (11) o técnico em enfermagem que trabalhava no SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, João Duarte, internado no Hospital Estadual de Américo Brasiliense por mais de 15 dias. Duarte também pode ter sido vítima do primeiro caso de reinfecção da doença em nossa cidade.

Duarte em abril foi positivado com o coronavírus, ainda que com sintomas aparentemente leves da doença. Somente nos últimos dias é que passou, segundo consta, a ter sintomas mais agressivos e quando realizou o teste outra vez o resultado foi positivo para Covid-19. Imediatamente foi levado para o Hospital de Américo Brasiliense permanecendo na UTI.

Antes mesmo da sua morte a provável reinfecção vinha sendo analisada pela Secretaria Municipal de Saúde e o Serviço Especial de Saúde (SESA) de forma conjunta com o Instituto de Medicina Tropical.

Tão logo sua morte foi anunciada, a filha Gabriela escreveu nas redes sociais: “Com o coração em pedaços aviso a todos que meu pai JOÃO DUARTE [SAMU ARARAQUARA] faleceu nessa tarde, por decorrência do COVID; não terá nem ao menos um velório, faremos um cortejo em Araraquara às 6:30 saindo de frente da Funerária Almeida, seguindo para Nova Europa onde será enterrado às 8:00”.

Mais adiante Gabriela faz um agradecimento: “Obrigado a todos que nesses 16 dias rezaram por ele, que Deus nos dê força pra suportar a maior dor do mundo! Hoje perdemos mais um profissional da saúde, que amava o que fazia, eu perco o melhor pai do mundo! Te amo eternamente paizinho, hoje vai ter festa no céu, você está com Deus”.

PREFEITO ESCREVE NAS REDES SOCIAIS

O prefeito Edinho lamentou a morte de João Duarte e deixou uma mensagem em sua página no facebook: “Com enorme pesar, recebi a notícia do falecimento do técnico de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), João Duarte. Um funcionário exemplar com muitos anos de serviços públicos prestados ao município.

É, infelizmente, o primeiro profissional da Saúde, e também o primeiro servidor municipal de Araraquara que vem a óbito por conta do Coronavírus.

João atuava na linha de frente junto à equipe do SAMU (Serviço Móvel de Urgência e Emergência). É uma perda irreparável para a Saúde do município.

Mesmo diante de todos os esforços da Secretaria de Saúde para garantir assistência, EPI´s, treinamento e capacitação para todos os funcionários, ninguém está imune a doença. Estamos diante de um vírus novo, um inimigo invisível e potente que precisamos enfrentar.

Cabe lembrar que o caso do seu João está sendo estudado por universidades, por meio do Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA), por apresentar a possibilidade de reinfecção pelo vírus.

Em nome da Prefeitura de Araraquara, de todos aqueles que se dedicam diariamente à construção da saúde e que prestam serviços públicos a nossa população, deixo aqui meus mais sinceros sentimentos de pesar aos seus familiares e amigos. Desejo muita força e fé neste momento muito difícil.

Toda a gratidão da população de Araraquara pela belíssima tarefa desempenhada durante tanto tempo: salvar vidas.”

João Duarte será sepultado às 8h no Cemitério Municipal de Nova Europa.