Início Cidade

Orientação nutricional tem importante papel na recuperação de pacientes curados da Covid-19

‘Quem passou por um processo de intubação precisa de uma dieta ainda mais específica’, pontua Laís Loreto, nutricionista do Univida- Centro Unimed de Qualidade de Vida

76
Consulte sempre um especialista para montar a dieta correta. (Foto: Divulgação)

A alimentação correta é uma das principais soluções para o fortalecimento do sistema imunológico do ser humano. Sendo assim, neste atual cenário de pandemia de Covid-19, uma dieta específica, orientada por um nutricionista, torna-se uma forte aliada na recuperação dos pacientes que venceram a doença.

Segundo Laís Loreto, Nutricionista no Univida – Centro Unimed de Qualidade de Vida, as pessoas que passaram por uma intubação prolongada precisam de cuidados ainda mais pontuais.

Laís Loreto, nutricionista do Univida- Centro Unimed de Qualidade de Vida. (Foto: Divulgação)

“Normalmente, há dificuldade na deglutição após um período como esse, sendo necessário modificar a consistência dos alimentos, priorizando alimentos pastosos como purês, frutas raspadas ou amassadas, carne vermelha, frango ou peixes desfiados.

Muitos pacientes perdem massa muscular, por isso a suplementação de proteína como a proteína do soro do leite (whey), se faz necessária, na maioria dos casos. Avaliar os níveis de vitamina D, junto ao médico, é de extrema importância.

“Aumentar o consumo de alimentos probióticos também é importante para melhorar a microbiota intestinal, já que durante o período de tratamento foi feito uso de antibióticos. Algumas opções de alimentos são: kefir, iogurtes naturais, coalhadas, kombucha ou fórmulas manipuladas”, conta.

Recomendação não só para aqueles que tiveram a COVID-19, bem como para todas às pessoas, a ingestão adequada de água, boas noites de sono e uma prática freqüente de exercício são companheiros essenciais para quem busca uma vida saudável. “Consulte sempre um profissional para que o mesmo te oriente em todos esses passos”, finaliza a nutricionista Laís Loreto.