Início Cidade

Prefeito sanciona quatro projetos de lei aprovados pela Câmara

58
Um dos assuntos polêmicos é a permanência de animais domésticos nas áreas comuns dos shoppings centers

Quatro projetos de lei aprovados pela Câmara Municipal nas últimas sessões do Legislativo foram sancionados pelo prefeito Edinho em solenidade na Prefeitura, na tarde desta quinta-feira (11).

Projeto de autoria da vereadora Juliana Damus (Progressistas) altera o Código de Posturas do Município e deixa de forma facultativa (opcional) a permanência de animais domésticos nas áreas comuns dos shoppings centers, respeitadas as normas de higiene e saúde.

Ou seja, a decisão de permitir ou não a entrada dos animais, agora, cabe aos estabelecimentos. Porém, continua proibida a permanência desses animais nas áreas de alimentação.

Projeto idealizado pelo vereador Elias Chediek (MDB) institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município a Semana de Conscientização, Prevenção e Combate ao Bullying, a ser comemorada anualmente na segunda semana do mês de abril.

A terminologia bullying tem sido adotada em vários países como designação para explicar todo tipo de comportamento agressivo, cruel, intencional e repetitivo inerente às relações interpessoais; as vítimas são os indivíduos considerados mais fracos e frágeis dessa relação, transformados em objeto de diversão e prazer por meio de “brincadeiras” maldosas e intimidadoras.

HOMENAGENS

Outros dois projetos sancionados prestam homenagens a pessoas importantes da história de Araraquara com denominações de vias públicas.

Iniciativa do parlamentar Jéferson Yashuda (PSDB) denomina Avenida Jayme Franco em via do loteamento Residencial Monte Carlo. Morador da Vila Xavier, Jayme foi balconista, copeiro, ajudante de cozinha, garçom de hotel e de restaurante e cozinheiro. Ele ajudou a fundar, em 1963, a Associação dos Empregados de Hotéis e Similares de Araraquara, da qual foi o primeiro presidente. Também foi o primeiro presidente do Garçom Futebol Clube.

Já a homenagem do vereador José Carlos Porsani (PSDB) denomina Avenida Waldemar Ligabô também em via do loteamento Residencial Monte Carlo. Waldemar foi motorista, trabalhou na Empresa Braz Pirolla e na Empresa de Cigarros Sabratti e foi empresário no ramo de produtos alimentícios.

O homenageado também trabalhou na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), onde foi diretor de patrimônio e um dos criadores da Feira da Bondade. Waldemar Ligabô morreu em 1990, aos 58 anos.

Para o prefeito Edinho, os projetos de lei relacionados ao bullying e à entrada de animais nos shoppings centers representam conceitos modernos. “Muitas vezes, os animais estão integrados às famílias. É muito bom que a gente respire novos ares. E a semana de conscientização sobre o bullying vai nos dar reflexão, cultura pedagógica”, salientou.

Em relação às denominações de vias públicas, o prefeito ressaltou os feitos dos homenageados. “Eu sempre digo que a cidade tem pessoas, histórias de vida por trás. A cidade não é feita somente de prédios, de asfalto, é feita de gente”, concluiu Edinho.

Participaram da solenidade o chefe de gabinete, Alan Silva; familiares dos homenageados; a professora e escritora Juliana Munaretti Barbieri; além do superintendente do Shopping Jaraguá, Douglas Borges, e outros representantes do estabelecimento comercial.