Home Cidade

Prefeitura abre Mês dos Direitos Humanos neste domingo 1º

Programação tem série de atividades que visam à diminuição do preconceito e à promoção de uma sociedade mais justa e humana

84

A Prefeitura inicia neste domingo (1º/12) o Mês dos Direitos Humanos, com o lema “Araraquara pelos Direitos Humanos: um direito meu, um direito seu, um direito nosso”. Uma série de atividades que visam à diminuição do preconceito e à promoção de uma sociedade mais justa e humana.

A programação é organizada pela Secretaria de Planejamento e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos (que engloba as assessorias LGBT, de Juventude e de Pessoas com Deficiência), da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Coordenadoria de Participação Popular, em parceria com associações e instituições.

“O Mês dos Direitos Humanos propõe uma reflexão sobre a importância de se educar para uma maior compreensão de que todos os cidadãos, sem exceção, são iguais, mesmo com as inúmeras diferenças, e possuem direitos entrelaçados à dignidade humana. Os direitos humanos protegem os cidadãos, suas vidas e liberdades”, afirma a coordenadora de Direitos Humanos, Carolina Leão Marques.

“Educar-se em Direitos Humanos é construir uma sociedade mais fraterna, solidária, pluralista, com igualdade em direitos e foco na dignidade humana”, complementa Carolina.

Programação
As atividades começam nesta quinta-feira (28), com a posse do Conselho Municipal LGBTQIA+, às 17h, na Prefeitura. Na sexta-feira (29), será feito um ato em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, às 9h, no Paço Municipal, organizado pela Secretaria de Saúde em parceria com ONGs e instituições.

A abertura oficial do Mês dos Direitos Humanos será no domingo (1º), às 16h, com a celebração ao Dia Nacional do Samba. Uma roda de samba ocorrerá na Praça da Independência, no Centro, em ação conjunta da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Comcedir (Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo).

O calendário de ações também inclui uma série de rodas de conversa nas sedes dos Cras (Centros de Referência da Assistência Social) dos bairros que integram o “Territórios em Rede”, abordando direitos humanos e suas principais violações: nesta quinta, às 8h30, no Parque São Paulo; na terça-feira (3), às 9h, no Cruzeiro do Sul, e às 14h, no Hortênsias; na quarta (4), às 8h30, no São Rafael; e na quinta (5), às 13h30, no Valle Verde.

Na próxima terça-feira, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Parque Infantil recebe a oficina “Muito Além da Vivência”, quando entidades irão apresentar ao público situações vividas por pessoas com deficiência no dia a dia. No mesmo dia, às 14h30, ainda tem a roda de conversa “Desafio e perspectiva da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”, na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

As equipes da Prefeitura também farão uma conversa sobre direitos humanos dentro da Fundação Casa, que abriga internos até 21 anos de idade. Essas atividades serão nos dias 6 e 13 de dezembro.

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro, o Senac sediará a palestra “Ressocialização por meio da geração do trabalho e renda: oportunidades e desafios”, ministrada pelo promotor Herivelto de Almeida, da Vara de Execuções Criminais, a partir das 8h30. O dia também terá atividades de inclusão e diversidade no mercado de trabalho e a formatura de mais uma turma das PLPs (Promotoras Legais Populares).

Também estão previstos para o Mês dos Direitos Humanos o lançamento da campanha “#paporeto”, relacionada ao combate ao uso abusivo de álcool e drogas; a Semana do Hip/Hop e Grafite, no Centro da Juventude, de 11 a 13 de dezembro; o sarau do 1º aniversário do Centro de Referência LGBTQIA+, no dia 14 do mesmo mês; e o Natal das Monas, que oferece ceia à população LGBTQIA+ que não possui um local para passar a noite da véspera de Natal.