Após reivindicar acertos no decreto publicado na última quarta-feira (4) a Prefeitura de Araraquara decidiu ser mais branda com os empresários da cidade. Assim, uma resolução publicada, nesta sexta-feira (7), permitirá que os setores de comércio e serviços se ajustem ao novo decreto municipal que indica regras sanitárias de funcionamento durante este período mais crítico da pandemia do novo coronavírus. Medidas mais rígidas foram adotadas por conta do avanço na média de pessoas infectadas pela doença.
Em 10 dias os comerciantes deverão se ajustar as novas regras, pois segundo o texto faltam tapetes sanitizantes e aparelhos para aferição da temperatura. Diante do cenário que se criou, apanhando o empresariado de surpresa, o município dar um prazo para que todos se organizem.
A verdade é que as novas determinações provocaram uma onda de críticas, principalmente por parte das lideranças empresariais; o uso de tapete foi contestado, pois segundo um dos líderes do setor atingido – não se pode colocar tapete se a circulação em vias públicas continuará tanto quanto o uso do transporte coletivo.
As novas regras também apontam a necessidade de um cadastro para frequentadores de bares, restaurantes com nome, endereço, telefone e a temperatura dos frequentadores. Algumas casas comerciais já nesta sexta-feira começaram antecipadamente o cumprimento das medidas; quem ainda não implantou as novas regras será orientado a fazê-lo num prazo de 10 dias a contar desta sexta-feira (7).