Home Cidade

Prefeitura intensifica ações de busca ativa e monitoramento da covid-19

Testes são aplicados em residências, em estabelecimentos comerciais e sociais, nas unidades de educação do município e nas barreiras sanitárias. População ainda pode buscar teste em 7 unidades de saúde e na praça Santa Cruz

62
Percentual de sintomáticos é de 12,5%

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou a busca ativa de casos de covid-19 em Araraquara neste mês de abril, com testagem ampliada em diferentes setores, além da adoção de novas medidas de monitoramento e controle da doença. O objetivo principal é dimensionar a circulação do novo Coronavírus nas diferentes regiões do município e, se necessário, reavaliar as estratégias de enfrentamento da pandemia no município.

Nesta semana, teve início a ação de testagem de RT-PCR na Rede Básica de Saúde, com foco nas famílias que residem em áreas de cobertura do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Desde segunda-feira (26), primeiro dia da testagem nos bairros, foram testadas famílias do Assentamento Bela Assentamento Bela Vista, de Bueno de Andrada e nos bairros Cruzeiro do Sul, Hortências, Ieda, Maria Luiza, Parque São Paulo, Pinheiros, Biagioni, Brasília, Indaiá, Brasil, Laranjeiras 2. Nos dois primeiros dias de ação, foram 119 testes, todos negativados.

Nesta quinta-feira (29), as equipes compostas de técnicos de enfermagem, juntamente com agentes comunitários de saúde (ACS), estão aplicando testes nos bairros Vale do Sol, Valle Verde e Jardim Santa Lúcia.

De acordo com o plano de ação, esses profissionais da saúde, divididos em 10 equipes, percorrerão diariamente as áreas de cobertura do programa ESF, devidamente identificados, das 7 às 13 horas.

“Considerando que temos 32 equipes de Estratégia de Saúde da Família, cada região terá testagem, em média, a cada 3 dias”, afirma a médica Talitha Martins, Coordenadora da Atenção Básica de Araraquara.

O reforço deste trabalho de busca ativa com testagem em massa amplia o acesso de assintomáticos aos testes e promove o isolamento dos positivados e seus contatos familiares.

TESTAGEM AMPLIADA

Desde o último dia 12 de abril, equipes da Vigilância em Saúde estão testando funcionários, proprietários e clientes de estabelecimentos sociais e comerciais da cidade, que atuam em diferentes setores econômicos. Foram aplicados nesta ação, até esta quarta-feira (28), 2.745 testes em 282 estabelecimentos, sendo 11 positivados. Nestes casos, todas as medidas especificadas no decreto municipal em vigor foram adotadas: dois dos estabelecimentos, que tiveram 2 ou mais casos positivados, foram interditados por até 7 dias.

Além desta testagem nos estabelecimentos comerciais e nos bairros, a Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Secretaria da Saúde, aplicou testes de Covid-19 em todos os funcionários da rede municipal, incluindo os terceirizados. Desde o início de abril, de um total de 2.829 funcionários, 1.577 já foram testados, com 55 casos positivos, sendo 42 IgG (que já tiveram contato com o vírus há mais de 15 dias e não há mais transmissão da doença) e 13 IgM (que estão com a doença há 7 dias e precisam de reavaliação).

E na última segunda-feira (26), a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde/Fungota, deu início à testagem em estudantes das 15 escolas de ensino fundamental e do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos Irmã Edith, como parte da ação de monitoramento e controle da covid-19 no ambiente escolar. Nos dois primeiros dias, 561 testes foram aplicados e 20 positivaram, sendo 13 IgG, 6 IgM, e 1 IgM/IgG, que é quando a pessoa já teve contato com o vírus há 15 dias ou mais e não está transmitindo mais a doença. Também nas escolas foram adotadas medidas previstas na legislação em vigor. As testagens dos alunos continuam em curso.

E ainda são aplicados testes de covid-19 nas barreiras sanitárias que vêm sendo realizadas em diferentes acessos da cidade, em cumprimento à legislação municipal. Essas já abordaram 17.713 veículos, realizaram 3.910 testes e diagnosticaram 108 pessoas positivadas para a covid-19 desde o feriado prolongado da Páscoa (com início em 31 de março) até o último domingo (25).

Estes números, da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, que coordena essas ações, incluem as barreiras nas vias de entrada do município e no desembarque de passageiros no Terminal Rodoviário.

BUSCA ATIVA COM ANÁLISE DE ESGOTO

A Prefeitura e o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), em parceria com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp Araraquara, também adotaram neste mês de abril, no dia 6, um método para o controle da Covid-19 no município a partir da análise de amostras coletadas na rede de esgoto.

Está sendo analisada, semanalmente, a presença do coronavírus em 50 postos de visita da rede de esgoto de Araraquara, espalhados por todas as regiões da cidade. O objetivo é verificar quais locais estão com maior carga viral, facilitando as ações de enfrentamento da pandemia por parte da Vigilância Epidemiológica.

É uma forma de vigilância territorial da presença do coronavírus já que estudos comprovam que pessoas doentes eliminam o vírus na urina e nas fezes, apesar de o sistema de tratamento de esgoto ser suficiente para eliminar o vírus.Os primeiros resultados destas análises deverão ser divulgados nas próximas semanas.

ONDE FAZER O TESTE

E a rede municipal de saúde de Araraquara oferece à população vários pontos de testagem espontânea. O principal local para testagem é a UPA da Vila Xavier, que é o polo de triagem para casos suspeitos da Covid-19. O local fica aberto 24 horas por dia e realiza diagnósticos em pacientes com sintomas gripais.

Além da UPA da Vila Xavier, as unidades de saúde do Cecap, do Melhado e do Selmi Dei I estão abertas para testes em pacientes sintomáticos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e as unidades do Santa Angelina, do Jardim América e do Jardim Paulistano fazem testes das 17h às 20h.

Quem não está com sintomas e deseja ser testado pode ir até a Praça Santa Cruz, no Centro, para fazer o teste sorológico. O horário é de segunda a sexta-feira, às 7h e às 9h, com distribuição de 75 senhas em cada horário.

Confira os pontos de testagem espontânea:

Sintomáticos
24 horas

UPA da Vila Xavier “Dr. Antonio Alonso Martinez”

De segunda a sexta-feira, das 7h às 20h

CMS “Dr. Renato Guimarães Bastos” – Cecap
Endereço: Avenida Major Antônio A. Biavatti, 347

CMSC “Dr. Giuseppe Auphiero Sobrinho” – Vila Melhado
Endereço: R. Cap. José Sabino Sampaio, s/n

CMS “Dr. Ruy de Toledo” – Jardim Roberto Selmi Dei I
Endereço: Rua José de Freitas Madeira, 49

De segunda a sexta-feira, das 17h às 20h
CMS “Rafael Sorbo” – Santa Angelina
Endereço: Rua Habbib Khodor, 560

CMS “Dr. Marcelo Edgar Druet” – Jardim América
Endereço: Rua Jurupema, 373

CMS “Dr. Genaro Granata” – Jardim Paulistano
Endereço: Avenida Jorge Haddad, 334

Assintomáticos
De segunda a sexta-feira, às 7h e às 9h (75 senhas em cada horário)
Praça Santa Cruz