Início Cidade

Prefeitura publica decreto que estende quarentena até 5 de agosto

Documento também traz algumas alterações e ajustes feitos no decreto municipal anterior

162
Novas medidas facilitam circulação de pessoas em Araraquara

A Prefeitura Municipal publica nos Atos Oficiais do Município, nesta quinta-feira (16), o decreto municipal que estende a quarentena até dia 5 de agosto, prorrogando também todas as medidas, providências e determinações constantes no decreto municipal, nº 12.236, de 23 de março de 2020.

O documento também traz algumas alterações e ajustes feitos no decreto municipal anterior, entre eles a autorização de atendimento presencial no âmbito dos estabelecimentos de educação não regulados pelo Poder Público.

Isso abrange as escolas de idiomas, de esportes, de dança, de informática e etc, que só poderão retomar o atendimento presencial com a adoção cumulativa de providências previstas no decreto municipal. São elas “adequação aos protocolos sanitários do Plano São Paulo, instituído por meio do Decreto Estadual nº 64.994, de 28 de maio de 2020, no que for pertinente à atividade desenvolvida pelo estabelecimento, especialmente no que tange à Seção Diretrizes Transversais e aos itens 2 (banheiros e vestiários), 15 (salas e treinamento) e 16 (áreas comuns de convivência – salas de professores, de café etc.) da Seção Diretrizes por Ambiente; e apresentação, pelo estabelecimento, de protocolo sanitário de higienização e distanciamento de alunos para as atividades a serem desenvolvidas, o qual deverá ser aprovado pelo Comitê de Contingenciamento do Coronavírus no município de Araraquara”.

Também de acordo com o decreto que será publicado nesta quinta-feira, os postos de combustíveis poderão funcionar de segunda-feira a domingo, das 6  às 21 horas, sendo que o atendimento ao público nas lojas de conveniência neles instaladas seguirá o do horário dos respectivos postos.

Outra alteração neste decreto municipal trata do atendimento simultâneo de consumidores em hipermercados e supermercados em razão da área total prevista no respectivo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

O prefeito Edinho ressalta que todas as alterações e ajustes no decreto municipal vêm sendo definidos mediante diálogo com os diferentes segmentos da economia local e com o Ministério Público. Eles se baseiam nos resultados das ações de enfrentamento da Covid-19 que foram adotadas desde o início da pandemia.

Entre outros índices, essas ações apontam Araraquara como a cidade do estado de São Paulo com a menor taxa de óbitos decorrentes da doença. Além disso, Araraquara se destaca pela ampla testagem e diagnóstico, muito acima da média nacional e até de outros países, como a Alemanha. “Precisamos da colaboração de todos no cumprimento das medidas de restrição para que possamos continuar avançando na retomada das atividades econômicas e garantindo a segurança e a saúde da nossa população”, afirma Edinho.