Início Cidade

Prefeitura reforça orientação para usuário evitar TCI

Ônibus do Consórcio Araraquara de Transporte (CAT) passam por processo de higienização constante durante a operação do sistema

32

Cerca de 90 ônibus do transporte urbano da cidade, do Consórcio Araraquara de Transporte (CAT), passam pelo processo de higienização constante durante a operação do sistema, para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Além da lavagem noturna após o fim do expediente, cada um destes carros que passam pelo Terminal Central de Integração (TCI) tem uma parada extra de dois minutos em suas linhas para a higienização completa, com água e sabão, executada por uma equipe de funcionários.

Em entrevista ao programa Canal Direto com a Prefeitura – Especial Coronavírus, na sexta-feira (20), o coordenador de Mobilidade Urbana da Prefeitura, Nilson Carneiro, destacou a importância do processo de higienização e reforçou o apelo para a população evitar a utilização do TCI neste período de ameaças do Covid -19.

“A integração entre uma linha e outra pode ser feita em qualquer ponto da cidade, já que o cartão magnético de acesso tem validade por uma hora, após a primeira passagem pela catraca”, explica o coordenador da Mobilidade Urbana, para quem cerca de 20 mil usuários do transporte urbano passam diariamente pelo TCI.

Nilson Carneiro também explicou que o usuário que ainda não possua o cartão de acesso pode adquirir gratuitamente na Avenida Duque de Caxias, esquina da Rua São Bento, no Centro de Araraquara.

“Basta carregar o cartão em dinheiro e usá-lo evitando o contato direto com o cobrador e o manuseio de células ou moedas, o que também evita o coronavírus, além da garantia de desconto de 50% na tarifa aos sábados, domingos e feriados”. Ainda segundo Nilson, cerca de 30% dos usuários ainda não dispõem do cartão de acesso na cidade.

Fluxo

Vale também destacar que por conta da suspensão das aulas na rede escolar e de outros fatores ligados ao coronavírus, houve uma redução de 40% no número de usuários do transporte urbano da cidade já na sexta-feira, dia 20.

Segundo Carneiro, a tendência é essa redução ser ainda maior a partir desta segunda-feira (23), conforme as novas medidas anunciadas pelo Comitê de Contingência do Coronavírus.

Em relação aos cuidados com motoristas e cobradores do transporte urbano da cidade, Nilson afirmou que ambas as categorias, além dos cerca de 120 taxistas, já foram instruídos para o uso de máscaras durante o expediente, além do álcool em gel para desinfetar as mãos.

Também para evitar a propagação do novo coronavírus na cidade, Nilson Carneiro sugeriu que excepcionalmente neste período as pessoas utilizem o carro particular para se deslocar pela cidade.

Na região central, são oferecidas 1.100 vagas de estacionamento pelo serviço de Área Azul, incluindo as gratuitas para idosos. Segundo Nilson, pela rotatividade de uso o sistema chega a oferecer 6.700 vagas.

Novos semáforos

O coordenador de Mobilidade Urbana destacou ainda a instalação de novos semáforos na Rotatória das Roseiras objetivando melhorias para os pedestres. O cruzamento das Roseiras é considerado um dos pontos em que são registrados os maiores índices de acidentes na cidade.