Home Cidade

Primeira audiência pública para revisão do Plano de Mobilidade Urbana será dia 25

Audiência pública será no auditório da Acia, a partir das 18h30, com participação da coordenadoria de Mobilidade Urbana e da equipe da UFSCar

55
Mobilidade urbana não foi bem avaliada pelos participantes da enquete

A Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria de Mobilidade Urbana, em parceria com a equipe da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realiza na próxima segunda-feira (25), a partir das 18h30, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia), a primeira audiência pública de revisão do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) do município.

De acordo com Nilson Carneiro, coordenador executivo de Mobilidade Urbana, o PlanMob é o instrumento de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) instituída pela lei federal nº 12.587/2012. Esta lei estabeleceu que todos os municípios com mais de 20 mil habitantes são obrigados a elaborar um plano de mobilidade em um processo participativo com os diversos setores da sociedade civil.

Ainda segundo ele, Araraquara elaborou um PlanMob em 2008 e, de acordo com o art.24 da PNMU, ele deve ser avaliado, revisado e atualizado em prazo não superior a 10 anos.

A Profa. Dra. Luciana Márcia Gonçalves, que integra a equipe da UFSCar envolvida na revisão do PlanMob,  explica que o plano como instrumento da mobilidade nas cidades, é fator preponderante na qualidade de vida dos cidadãos.

“O modelo de circulação de pessoas e cargas dentro do território urbano interfere no desenvolvimento econômico das cidades e, consequentemente, do País. Do PlanMob, resultam a melhoria da logística de distribuição de produtos, a qualidade de vida e a produtividade de sua população, dentre outros pontos”, afirma.

 Além do diagnóstico da cidade de Araraquara e seus principais interesses de mobilidade, a exemplo da orla ferroviária, outras temáticas também abordadas no PlanMob, de acordo com os princípios e diretrizes presentes no PNMU, são os serviços de transporte público coletivo, a integração intermodal do transporte público e privado, hierarquia viária, mobilidade ativa, circulação viária e infraestrutura do sistema de mobilidade urbana, incluindo planejamento cicloviário, as ciclovias e ciclofaixas, além de acessibilidade, polos geradores de viagens e áreas de estacionamentos.

Nesta primeira audiência pública, o coordenador Nilson Carneiro e os professores doutores da UFSCar, será feito o esclarecimento das etapas de trabalho da revisão do PlanMob Araraquara, assim como será uma oportunidade dos presentes apresentarem suas sugestões e esclarecerem questões pertinentes ao tema.