Início Cidade

Provedor da Santa Casa diz que falta de médicos na oncologia é sequela da pandemia

Dr. Valter Cury afirma que a pandemia desestruturou as organizações hospitalares e os reflexos já começam aparecer

258
Dr.Valter Cury, provedor da Santa Casa de Araraquara

O provedor da Santa Casa de Araraquara Dr. Valter Cury, falou com a imprensa na manhã desta sexta-feira (16), sobre a falta de médicos oncologistas no Hospital do Câncer que foi implantado recentemente.

De acordo com o provedor, a pandemia do coronavírus ainda está em atividade em Araraquara, e deixou uma sequela econômica nas cidades, e desestruturou as organizações dos hospitais, como cirurgias de pouca gravidade que depois viram de grande gravidade.

Ainda de acordo com Cury, o que mais foi afetado foi a parte oncologica, “diagnósticos que deveriam ter sido feitos antes e não foram, pois os ambulatórios estavam desestruturados devido a pandemia. Falta de medicamentos para fazer cirurgias eletivas, tudo isso se soma para piorar outros setores como, os idosos com problemas cardíacos e oncológicos, diagnósticos represados e que agora estamos tentando resolver”, disse ele.

Segundo o provedor, foi montada uma UTI especializada em oncologia com 10 leitos, onde a verba foi recebida de empresários da cidade e região. Mas agora o hospital terá que enfrentar os problemas não resolvidos anteriormente, devido à pandemia. “Vai ter problema cardiorrespiratório, cardíacos, oncológico, pois desestruturou todo o mecanismo funcional da rede hospitalar e também da rede municipal de saúde”, ressaltou Cury

Dr. Valter diz ainda, que falta médicos não só na oncologia, mas houve dois ou três médicos dessa especialidade que se mudaram de Araraquara, mas que serão repostos pela entidade.

Leia também – Falta de Oncologista na Santa Casa causa temor entre pacientes