O prefeito Edinho e técnicos da área da Saúde se reuniram na manhã desta segunda-feira (11) para apresentação dos protocolos de internação do Hospital da Solidariedade, o hospital de campanha para enfrentamento ao novo coronavírus, causador da pandemia da Covid-19. Também foram avaliadas as estratégias que estão sendo utilizadas pelo Município no combate à doença.
“Araraquara registra, até hoje, 120 casos e quatro mortes pela Covid-19. Por isso, o diagnóstico rápido que estamos fazendo em parceria com a Unesp é fundamental para o monitoramento da doença, assim como a internação de todos os casos positivados e o acompanhamento dos suspeitos e comunicantes”, afirma o prefeito.
As ações de enfrentamento ao coronavírus incluem desde o fortalecimento da rede básica de saúde até o polo de triagem da UPA da Vila Xavier e a construção do Hospital da Solidariedade, que dará todo o suporte médico necessário a pacientes diagnosticados com a Covid-19.
“Nos próximos dias, nosso hospital de campanha também iniciará os atendimentos, com 30 leitos de enfermaria e 20 leitos de UTI. Temos estrutura para enfrentar e derrotar o coronavírus”, ressalta.
Na conversa, os técnicos também destacaram a necessidade de um programa com foco nos idosos, que são grupo de risco para a Covid-19.
“Estamos elaborando um plano que inclui acompanhamento nas casas de abrigo e um protocolo de testagens nos bairros com maior número de idosos”, declara Edinho. Entre esses bairros estão São José, Santa Angelina, Carmo, São Geraldo, partes da Vila Xavier, entre outros.
A reunião contou com presenças da secretária de Saúde, Eliana Honain; da diretora executiva da FunGota, Lúcia Ortiz; do diretor clínico da Maternidade Gota de Leite, Ademir Sala; da coordenadora de Urgência e Emergência, Fernanda Rodrigues; e do médico Fábio Luís Ticianeli, da rede de Urgência e Emergência do Município.