Home Cidade

Secretário de Logística e Transportes faz vistoria no Aeroporto

João Otaviano de Machado Neto também participou de um encontro no DER para falar sobre o programa das vicinais

226

A concessão do aeroporto Bartolomeu de Gusmão e as obras de recuperação nas vicinais da região foram os temas da visita do secretário estadual de Logística e Transportes, João Otaviano de Machado. Acompanhavam o secretário o vice-prefeito  Damiano Neto, representantes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP).

No próximo dia 17 a Azul volta a operar vôos no Bartholomeu de Gusmão e o aeroporto passa por estudos para ser privatizado pelo Governo do Estado. Durante sua visita, João Otaviano conferiu as melhorias que foram realizadas para que o local pudesse voltar a funcionar regularmente.

“A primeira coisa foi à preparação do aeroporto para retomar os vôos regionais e isso vai acontecer agora a partir do dia 17, quando a Azul começa a operar aqui com algumas frequências. Este é o primeiro passo no sentido de privatização do aeroporto. Nós estamos estudando através do Daesp e uma empresa foi contratada junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento para definir o modelo de privatização”, disse o secretário
A previsão da secretaria de Logística e Transportes é concluir os estudos até o fim do mês para traçar qual será o modelo de concessão dos 22 aeroportos sob administração do Estado.

“Nossa expectativa é de que a iniciativa privada venha concorrer para operar esses aeroportos criando outra dimensão, porque terão o interesse em aumentar as frequências desses aeroportos. Estamos trabalhando, a expectativa é que até o fim do mês tenhamos essa modelagem e no início do ano que vem comece os processos de oitivas nas audiências públicas para que possamos ir até o limite da privatização até o fim do ano que vem”, ressaltou

Para que a Azul pudesse operar em Araraquara, o Daesp promoveu diferentes ajustes no terminal de passageiros do Bartolomeu. Agora, na quarta-feira (11) começa a última parte, que será a sinalização horizontal da pista.

“Foram feitas melhorias internas no Terminal, aumentar a sala de embarque, os dispositivos de raio-X, o portal pra você detectar metais, toda a parte de ar condicionado e na pista todos os requisitos de segurança da ANAC para que ela desse autorização. Fizemos todos os investimentos necessários para deixar o aeroporto completamente funcional nas normas da aviação nacional, de maneira que você possa já começar a operar enquanto nós estamos do outro lado trabalhando no processo de privatização”, afirma.

O Secretário falou sobre a modernização das vicinais

A visita do secretário a Araraquara também foi para discutir o programa de recuperação das vicinais. Ao todo, os investimentos na modernização das estradas paulistas chegarão a US$ 500 milhões. Para conseguir atender todas as regiões do Estado, o DER fez um levantamento e classificou as vicinais.  Segundo o secretário, resta apenas a conversão do recurso para que os projetos sejam rediscutidos com os prefeitos e as obras iniciadas.

O levantamento preliminar do DER aponta como prioritárias obras em 320,36 quilômetros da região atendida pelo DR4, em Araraquara o órgão não informou quais seriam as vicinais que estão no planejamento.