Início Cidade

Servidores do Paço e Assistência Social fazem teste rápido para Covid-19

Testagem dos servidores começou em maio pelos servidores da linha de frente da saúde, da segurança pública e da limpeza urbana da Prefeitura

64

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde, conforme comunicado ao Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar), iniciou nesta semana mais uma fase da testagem para Coronavírus dos servidores públicos municipais. De acordo com a informação divulgada no último dia 24 de junho, no boletim diário do Comitê de Contingência do Coronavírus do Município, nesta fase, estão sendo realizados testes rápidos nos servidores que atuam nos serviços essenciais e também nos que atuam no atendimento ao público no Paço Municipal e na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Somente nesta quarta (1), foram coletadas 120 amostras no Paço Municipal.

Os testes rápidos começaram a ser aplicados em maio nos profissionais que atuam na linha de frente do combate da Covid-19 nas áreas da saúde, da segurança pública e da limpeza urbana da Prefeitura.

De acordo com Eliana Honain, secretária municipal da Saúde, são testes rápidos enviados no mês passado pelo Governo Federal. A princípio, estavam sendo realizados cerca de 150 testes por dia, mas, nesta semana, houve aumento da capacidade para 300 testes diários, por meio de parceria com a Uniara, que é responsável pela centrifugação, possibilitando, assim, um aumento da acurácia do teste.

“A recomendação é que os servidores estejam assintomáticos. Os que sentirem qualquer sintoma gripal devem procurar atendimento médico na UPA da Vila Xavier, que é nosso polo de triagem do Coronavírus. Lá, no terceiro dia do início dos sintomas, será feito o exame de PCR. Isso é uma orientação para a população em geral”, salienta Eliana Honain. “Com a testagem rápida, nós conseguimos fazer o chamado inquérito sorológico para saber quem já teve contanto com o Coronavírus e possui imunidade”, explica a secretária de Saúde, que também é coordenadora do Comitê de Contingência do Coronavírus.

Ainda nesta semana, também como ação de enfrentamento da Covid-19 e tendo como foco a saúde do servidor municipal, o Comitê está concluído um documento interno para oferecer orientações sobre o manejo de casos suspeitos ou confirmados da doença nos diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde. Além disso, este documento visa esclarecer a todos os servidores e gestores quanto ao protocolo de atendimento e testagem utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara.