Início Cidade

Testagem em massa continua nesta semana no centro de Araraquara

Somente as pessoas assintomáticas devem procurar a testagem que acontece de segunda a sexta das 7 às 8h30, na Praça da Santa Cruz e no Terminal de Integração

124

A Secretaria Municipal da Saúde inicia a semana dando continuidade à realização de testes sorológicos gratuitos para Coronavírus no Terminal Central de Integração e na Praça Santa Cruz.

Essa testagem em massa é resultado de uma parceria do município com o Laboratório Hilab, Uniara e Instituto Butantã. Ela está sendo feita no centro da cidade de segunda a sexta-feira, das 7 às 8h30, com distribuição de até 75 senhas diárias em cada um dos dois postos de coleta.

Lembrando que somente as pessoas assintomáticas devem procurar a testagem no centro da cidade. As que estiverem apresentando algum sintoma gripal devem continuar se dirigindo ao Centro de Triagem da UPA da Vila Xavier.

A coleta é de sangue venoso e o exame identifica dois tipos de anticorpos: IGG, que é o anticorpo da fase aguda da doença, ou seja, indica que a pessoa ainda está em fase de transmissão, e o IGM, que é o anticorpo da fase latente, o que significa que a pessoa já teve a doença e adquiriu imunidade.

Depois da coleta, todos deverão receber o resultado do exame por SMS ou via email, em até 24 horas. Caso isso não ocorra, a pessoa deve entrar em contato para se informar, através do aplicativo app.hilab.com.br ou por email, o [email protected]

Quando o exame é positivado, o caso é notificado, a pessoa é encaminhada ao serviço de saúde e tem todo o monitoramento de um caso reagente.

A medida faz parte do Plano de Intensificação do Enfrentamento da Covid-19 e, com ela, o município vai ampliar ainda mais sua taxa de testagem, que hoje é de quase 13.500 testes por 100 mil habitantes.

O objetivo das ações que estão sendo implementadas com o Plano é reduzir o contágio do novo Coronavírus na cidade.