Início Cidade

Teste rápido para coronavírus em idosos pára amanhã. Volta dia 13.

Não é preciso estar de jejum para ser submetido ao teste gratuito

47
Se o idoso (ou pessoa de qualquer idade) estiver com algum sintoma gripal, a recomendação é que vá direto para a UPA da Vila Xavier

Continuam sendo realizados testes rápidos para Coronavírus  em idosos de Araraquara, em parceria com a Uniara. O objetivo desde inquérito sorológico, que começou na segunda-feira, é traçar um panorama mais concreto sobre o atual cenário de propagação da Covid-19 entre as pessoas com 60 anos ou mais, que fazem parte do grupo de risco da doença.

O teste vem sendo feito com coleta de sangue venosa nesta semana, devendo parar o atendimento nesta sexta-feira; depois será feito de 13 a 17 de julho, somente das 7h30 às 8h30.

Serão 2 mil testes rápidos distribuídos entre as Unidades de Saúde da Família (USF) I, II e III do Jardim Santa Lúcia; Unidade de Saúde da Família (USF) do Santana, Centro Municipal de Saúde (CMS) do Santa Angelina, Centro Municipal de Saúde do Jardim Paulistano e Centro Municipal de Saúde (CMS) da Vila Xavier.

Os profissionais da Saúde organizaram o atendimento no decorrer de 10 dias para que não haja aglomeração.

Não é preciso estar de jejum para ser submetido ao teste gratuito e se o resultado for positivo, a pessoa será orientada para tratamento que determina, entre outros procedimentos, o isolamento por no mínimo 7 dias. Também é importante lembrar: se o idoso (ou pessoa de qualquer idade) estiver com algum sintoma gripal, a recomendação é que vá direto para a UPA da Vila Xavier.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta também a importância da vacina contra a Influenza ou gripe, que está sendo aplicada nas 34 unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Até o dia 24 de julho, qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade pode receber a vacina. Foram disponibilizadas dez mil doses para o município.

Além de não ter contraindicação, a vacina é importante porque, a exemplo do Coronavírus, o Influenza também está circulando em Araraquara, principalmente agora, durante o inverno.