Home Cultura e Lazer

Araraquara realiza grande festa do Hip Hop neste domingo (20)

“Hip Hop: A arte que resiste” deve reunir a comunidade geral para conhecer o trabalho de artistas locais da velha e da nova escola do Hip Hop; MC Soffia e MC Guri são atrações da festa

48
MC Sofia

A cultura do Hip Hop ganha evento especial nos 206 anos de Araraquara, com uma programação que será realizada no domingo, 20 de agosto, reunindo DJs, Mcs, Grafiteiros e B.boys no CEAR, a partir das 17 horas: é “Hip Hop: A arte que resiste”, com produção do Coletivo Enraizamento Cultural e realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. A programação é gratuita.

O Hip Hop faz parte da cultura jovem e da cultura da periferia e, em Araraquara, o movimento completa 30 anos de resistência. Buscando aproximar a comunidade geral da cultura Hip Hop – no sentido de compreender suas raízes e importância – a programação de “Hip Hop: A arte que resiste” busca fomentar o desenvolvimento cultural e artístico da comunidade araraquarense com atividades e apresentações para todas as faixas etárias.

De acordo com o Coletivo Enraizamento Cultural, a edição “Hip Hop: A arte que resiste” visa homenagear os 30 anos do Hip Hop em Araraquara, convidando artistas locais e independentes da velha escola e da nova escola, “estabelecendo uma ideia de união, continuidade e preservação da cultura local da cidade, no qual todos os processos organizacionais visam um trabalho de construção coletiva.”

Vale destacar que o Coletivo Enraizamento Cultural é um coletivo negro independente de Araraquara que busca por meio da arte e da cultura, pensar saberes ancestrais. Criado em 2020, o coletivo tem o intuito de repensar a criação de novas epistemologias, de viver, de estar, de ser e de pertencer, evidenciando gêneros que por muito tempo foram apagados e negados, alicerçada na ancestralidade da cultura afro-brasileira e africana.

“Este ano o Hip Hop completa 50 anos no mundo, destes 30 se fazem presentes em Araraquara, tendo como seu berço o CAIC no bairro Selmi Dei – bairro este, totalmente periférico e localizado na Zona Norte da cidade, que também enfrentava diversos problemas de ordem social”, aponta Ras Kemet, integrante do Coletivo Enraizamento Cultural.

Ele lembra que, também, Araraquara contou com diversos movimentos independentes criados utilizando da cultura do Hip Hop, como as Batalhas de Rima, sendo uma delas a Batalha da Fonte, iniciada no ano de 2013, criada e realizada por Mano Véio, acontece mensalmente com o apoio da Secretaria municipal da Cultura e Fundart, sempre no primeiro domingo do mês, reunindo MCs, grupos de rap para pocket shows, grafiteiros e, com cypher’s de breaking.

PROGRAMAÇÃO

Além dos DJs, MCs, grafiteiros e B.boys, também haverá apresentação de Breaking e a construção de um mural coletivo aberto a toda comunidade. Toda a programação contará com a participação de artistas locais, representantes de cada elemento da cultura Hip Hop, exibindo seus trabalhos artísticos.

O evento terá inícios às 17 horas com as confecções dos murais artísticos pelos grafiteiros locais e público interessado e dando início as apresentações dj que vem intercalada com Batalha de rima e musicais de artistas locais e apresentação de Break. Participam: 5 DJs locais, 5 grupos de Rap, 2 grafiteiros, 2 Crew de Break e 2 Mestres de Cerimônia.

Os grupos participantes são: Matte, PEDANKH, Ptwo PackerRapper Pixote e Willian Chacal; já entre os DJs estão: Fulô, Guiga, Kwanbeats, Lelee e Léo Marqx. Para a Batalha da Fonte, a atração será Guri, enquanto os Mestres de Cerimônia são M Véio e Kemet. Para somar na festa tem crew de girls, com Cypher Céu das Artes Bgirls Bboys.

MC SOFFIA

Duas grandes atrações convidadas participam desta festa: MC Soffia e MC Guri. MC Soffia é bastante conhecida do público geral: começou a sua carreira aos 6 anos de idade, logo após participar do projeto “o futuro do Hip Hop”. Hoje, com 19 anos, gosta de produzir sons contestadores sobre paradigmas sociais. Para ela, nascida e criada na periferia de São Paulo, o rap significa “música de força e resistência”. A rapper já se apresentou em eventos como, por exemplo, a virada cultural de São Paulo e o festival afro latinidades em Brasília. Atualmente, Mc Soffia está em fase de pré-produção do seu primeiro álbum, intitulado “Menina Pretinha”.

MC Guri

MC GURI

Já MC Guri é o convidado da Batalha de Rimas e deve “batalhar” junto aos participantes de Araraquara. Guri soma mais de um bilhão de acessos em suas batalhas postadas no Youtube, mais de um bilhão de menções na rede social TikTok e mais de 200 mil seguidores em sua conta pessoal do Instagram. Atualmente é um dos MCs mais respeitados da cena de Batalha de MCs.

Toda a programação é gratuita. O CEAR está localizado na Rua Ivo Antônio Magnani, 430, na Fonte Luminosa.