Início Cultura e Lazer

Ator e arte educador pontua os benefícios do ensino teatral para crianças e adolescentes

"Essa pratica possibilita o desenvolvimento de habilidades cognitivas, físicas, emocionais e sociais", pontua Tárcio Costa, professor de teatro do Instituto Fábrica de Vencedor

42
Tárcio Costa, ator, diretor teatral e arte educador do Instituto Fábrica de Vencedor. (Foto: Divulgação)

Brincar, imaginar e aprender. Esses são apenas alguns dos pilares que resumem o leque de benefícios do ensino teatral no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Tárcio Costa, ator, diretor teatral e arte educador do Instituto Fábrica de Vencedor, reforça que essa pratica possibilita o desenvolvimento de habilidades cognitivas, físicas, emocionais e sociais, com destaque para a perda da timidez e a melhora da comunicação. “Quem sabe, ainda, tudo isso não desperte uma vontade de seguir uma carreira artística profissional?”, comenta.

Ciente dessas possibilidades, o Instituto Fábrica de Vencedor, por meio do seu braço cultural, o Núcleo de Atividades Culturais (NAC), está com inscrições abertas para o seu curso de teatro, que ocorre uma vez por semana, no contraturno escolar, sempre às quintas, com horário a definir. As aulas começam na primeira semana de fevereiro.

Sob coordenação do próprio Tárcio, tudo é gratuito. “Ao fazer essa linguagem artística, as crianças aumentarão a capacidade de criar e contar histórias, exercitando a imaginação e a criatividade. Tudo isso de forma leve e divertida”, convida.

Com origem calcada na Grécia antiga, a palavra teatro significa “lugar de onde se vê”. Segundo historiadores, sua origem está ligada a religião, porém, com o tempo se adaptou, expressando também sentimentos e histórias da vida cotidiana.

QUERO FAZER

Os documentos necessários para a inscrição das crianças são: RG ou certidão de nascimento, caderneta de vacinação, histórico escolar, comprovante de matrícula escolar e 1 foto 3×4. O responsável precisa apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e renda familiar. O prazo para realização da mesma termina no dia 21 de janeiro, porém, pelo telefone (16) 3014-1283, podem ser obtidas informações sobre vagas remanescentes.

CAMINHADA

Desde a sua fundação, em 2018, o Instituto Fábrica de Vencedor beneficiou mais de 500 crianças e adolescentes. Atualmente, suas atividades culturais são subsidiadas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio dos patrocínios das empresas: Grupo Morada Logística, JBT, DrogaVen, ASW Brasil e ICRA.

Ainda neste ano, conta com Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – ProAC Direto (projeto selecionado em edital), além da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte – LPIE – selecionado em edital, subsidiando o Núcleo de Atividades Esportivas (NAE) – braço esportivo do Instituto. A empresa Invillia também é parceira nesta empreitada.