Home Cultura e Lazer

Bailarino araraquarense vence o Festival de Joinville

Formado na EMD em 2011, Bruno Maria hoje mora no Rio de Janeiro e trabalha com Dança; o prêmio foi conquistado no último mês, junto com sua parceira, Mariana Borges

54
Borges, no palco, com sua parceira, Mariana Borges

O bailarino Bruno Maria, 27 anos, que começou seus estudos de Dança na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, comemora a vitória de 1º colocado no Festival de Joinville junto com sua parceira Mariana Borges: a dupla disputou e foi campeã na categoria Duo Sênior de Sapateado em Joinville com a Academia La Vie Danse.

O festival aconteceu entre os dias 17 e 29 de julho e, na noite do dia 27, “(Des) Encontros de Afetos” – coreografia de Bruno Maria com trilha de Adele – consagrou-se a campeã na modalidade inscrita. “Joinville é o maior festival de dança no mundo em número de participantes. Fazer parte dele é uma realização para nós que somos do ramo da dança”, acredita Bruno.

O bailarino de Araraquara conta que para fazer parte do festival é feita uma seleção por vídeo onde apenas 4 ou 5 trabalhos são escolhidos no Brasil todo para subir ao grande palco do Cau Hanssen e disputar o prêmio, distribuído para as modalidades: Ballet Clássico, Jazz, Sapateado, Danças Populares Nacionais e Internacionais, Neo Clássico e Dança Contemporânea, divididas por idade nas categorias: Júnior e Sênior.

De acordo com Bruno, a premiação vai além do troféu: “nós temos vaga garantida para competir ano que vem”. Ele conta que no ano passado, em 2022, foi para Joinville pela primeira vez e ficou em 2º lugar na categoria Solo Masculino Sênior. “Agora neste ano, trazer o 1º lugar também com um trabalho meu, me deixa muito feliz e orgulhoso do caminho que minha arte está me levando”, comemora.

Bruno começou na Dança com a Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira de Araraquara. “A EMD tem papel fundamental na minha carreira pois foi a partir dela que descobri que o que eu queria para minha vida era dançar! A escola me forneceu conhecimento em diversas áreas da dança, experiências com companhias e viagens abrangentes para melhor formação. Fui formado na turma de 2011 e tenho muito orgulho de dizer que vim de projeto social.”