Início Cultura e Lazer

“Choro no Céu” e “Composição Coletiva” marcam a quinta-feira (04) no ‘Cultura em Rede’

Programa apresenta o pianista Paulo Henrique Melocro, às 20h, seguido por Rodrigo Bottari e Rafa Paiva com atividade de leitura e escrita

21

Nesta quinta-feira, 04 de junho, o programa ‘Cultura em Rede’, que vem apresentando vídeos no Canal do Youtube da Prefeitura (TV Web ParticipAtiva), com exibições de artistas de Araraquara, chega com o choro do músico Paulo Henrique Melocro, às 20 horas e, depois, traz uma atividade de leitura e escrita com Rodrigo Bottari e Rafa Paiva, às 21 horas.

O programa tem os links disponibilizados nas demais redes sociais. Trinta e sete vídeos, selecionados por meio de edital da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, participam da programação que vem para apoiar as atividades dos artistas moradores de Araraquara nessa época de pandemia da Covid-19.

O pianista Paulo Henrique Melocro abre a programação às 20 horas com o concerto “Choro no Céu” onde apresenta um concerto didático, fazendo releitura dos chorinhos famosos, homenageando solistas inesquecíveis. A ideia é aproximar as pessoas de um gênero musical peculiar da cultura brasileira, levando-o a gostar de ouvi-lo, apreciá-lo e compreendê-lo através da apreciação, prática e reflexão.

Melocro inicia interpretando um pot-pourri com as músicas “Lamentos”, “Noites Cariocas” e “Tico-Tico no Fubá”. O pianista, munido de um piano digital, destaca em todas as músicas do programa: os créditos e as contextualizações históricas.

Com a interpretação de “Brasileirinho”, Melocro aborda a origem do chorinho brasileiro, assim como informações sobre este gênero e alguns dos seus grandes nomes. O choro-canção é apresentado com “Carinhoso”, principal composição de Pixinguinha e, para finalizar, são interpretadas obras como “Carioquinha” e “Apanhei-te Cavaquinho”, onde o pianista dá ênfase ao compositor e pianista Ernesto Nazareth, destacando suas atividades musicais na época do cinema mudo brasileiro.

A partir das 21 horas, Rodrigo Bottari e Rafa Paiva apresentam um intenso exercício de atenção e consideração ao outro como base do processo criativo, com “Composição Coletiva”. A atividade propõe e acompanha o público em uma experiência de composição coletiva através de leitura, seleção e recombinação de textos e escrita. Com apresentação de Rodrigo Bottari, “Composição Coletiva” é uma produção de Bottari e Rafa Paiva.

A programação do ‘Cultura em Rede’ apresenta ainda nesta semana: “Canções para se viver melhor”, com Grupo Vintage Pop, e “Improvisar Pra Quê?”, com Cia. Improvisória de Teatro (sexta, dia 05); “Jardim das Palavras”, com Rodrigo Vulcano, e “Overdub”, com Pedro Neves (sábado dia 06); “O Vestido Azul”, contação de histórias com Nerita Pio, e show musical com Mussarela com Pimenta – Vinha Haddad e Paulinho Araújo (domingo, dia 07).

A programação com vídeos de classificação livre continua na próxima semana com os últimos artistas selecionados. Acompanhe as novidades da programação no site e redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

SERVIÇO:  

“Cultura em Rede” apresenta:  

Data: quinta-feira (04/06)

20h: “Choro no Céu” – Paulo Henrique Melocro 

21h: “Composição Coletiva” – Rodrigo Bottari e Rafa Paiva 

Local: TV Web ParticipAtiva (Canal do Youtube da Prefeitura de Araraquara), com os links disponibilizados nas redes sociais