Home Cultura e Lazer

Como cozinhar de maneira eficiente e economizar: orientações para o dia a dia

Planejamento na cozinha economiza muito tempo e permite refeições mais diversificadas

0
Um dos grandes vilões da eficiência na cozinha é a falta de ingredientes (Foto: FG Trade Latin/iStock)

Cozinhar todos os dias para a família não é uma tarefa fácil, é preciso gerenciar o estoque de ingredientes, criar refeições diferentes com frequência, respeitar preferências de diversas pessoas e planejar o tempo de preparo para que tudo fique pronto no mesmo momento, muitas vezes em horários apertados, como, por exemplo, o horário de entrada na escola das crianças ou o período de almoço de um home office.

Toda essa pressão pode acabar por bagunçar o planejamento e fazer com que o preparo das refeições seja menos eficiente, tanto em questão de tempo quanto financeiramente, com desperdício de gás, ingredientes ou por ter que recorrer ao delivery.

Pensando nessas situações, preparamos uma lista de dicas sobre como tornar a cozinha mais eficiente. Confira:

PLANEJAMENTO ANTECIPADO

Uma das formas mais eficientes de cozinhar é manter um planejamento de longo prazo, tanto para as compras no supermercado quanto para o cardápio da família. Planejar as refeições, por exemplo, para a semana toda, economiza tempo, mantém as refeições equilibradas, sem repetições e evita o desespero de decidir em cima da hora o que cozinhar.

CONGELE

Outra dica muito importante, que ajuda muito a economizar tempo e dinheiro na cozinha é congelar alimentos. Quando for cozinhar algo, como, por exemplo, feijão, sempre faça uma quantidade a mais para que o excedente possa ser congelado em porções perfeitas para uma refeição. Dessa maneira, quando houver algum imprevisto, basta apenas descongelar aquela porção, economizando todo o tempo de preparo.

Isso vale para feijão, carnes, molhos e caldos. Já para alimentos que não podem ser congelados, como frutas, verduras e legumes, é importante já os deixar lavados, secos e, dependendo do alimento, já cortados na geladeira, prontos para uso imediato.

PREPARE COM ANTECEDÊNCIA

Essa dica é valiosa para refeições que levam muito tempo de preparo, especialmente quando não nos planejamos. Deixar o feijão de molho durante a noite (por volta de 12 horas de molho) pode reduzir o seu tempo de cozimento pela metade, além de proporcionar uma digestão mais fácil e menos produção de gases.

O mesmo vale para descongelar alimentos. Ao invés de colocar o ingrediente congelado no micro-ondas para descongelar, gastando energia elétrica, se planeje com antecedência e passe o ingrediente do congelador para a geladeira e deixe descongelar naturalmente, evitando um gasto de energia desnecessário. Vale sempre ressaltar que é preciso ter planejamento para criar esse cronograma de preparos antecipados.

CONFIRA TODOS OS INGREDIENTES ANTES DE PREPARAR A REFEIÇÃO

Um dos grandes vilões da eficiência na cozinha é a falta de ingredientes. Por exemplo, se o planejamento do dia é de cubos de frango refogados com arroz, feijão e abobrinha, mas no momento de cozinhar percebemos que não temos os cubos de frango, e sim apenas o peito inteiro, temos que parar tudo o que estamos fazendo para cortar o frango em cubos, o que vai consumir tempo que deveria ser dedicado a cozinhar.

Além da falta de ingredientes, devemos ficar atentos a outro problema muito comum que acontece quando mais precisamos economizar tempo: quando acaba o gás no meio do preparo. É muito importante se atentar a quanto de gás temos sobrando no botijão para se planejar para a compra do próximo; basta buscar na internet por “distribuidora de gás perto de mim” e encomendar com antecedência ou mesmo comprar um botijão de reserva para sempre ter um à mão para quando o que estiver em uso acabar.